Biblioteca do século XVI disponibiliza obras raras online

Biblioteca do Mosteiro de São Bento da Bahia, fundada em 1582, reúne um importante acervo bibliográfico, acumulado e conservado ao longo de mais de quatro séculos. A coleção de obras raras dos séculos XVI a XIX é formada por manuscritos, iluminuras, livros, documentos históricos, cartas, testamentos, mapas, desenhos, projetos de arquitetura e partituras musicais.

O Mosteiro de São Bento da Bahia, juntamente com a Secretaria de Cultura da Bahia e Fundo de Cultura, disponibiliza a versão digital de alguns dos mais raros livros de seu acervo. Após um trabalho primoroso de restauro e conservação que durou cerca de três anos, é possível desfrutar do acesso a estas importantes páginas da História do Brasil:

http://saobento.org/livrosraros/

A coleção de Livros do Tombo do Mosteiro de São Bento da Bahia é formada pela reunião de um conjunto documental que remonta à construção do patrimônio do cenóbio beneditino baiano do século XVI ao XX.

Acesse: Coleção do Tombo

Entre as obras restauradas e digitalizadas está a coleção “Obras Completas de Luiz de Camões”, edição crítica com as mais notáveis variantes, de 1873; a súmula “O Médico do povo”, de 1868, com instruções para cura e tratamento de moléstia; “Cartas Selectas”, de Padre Antônio Vieira, de 1856; “Index Librorum Prohibitorum”, do Papa Bento XIV, de 1764; e “Historia dos Judeos”, de Flavio José, de 1793. Os mais antigos da lista são “Cometario as Sentenças de Duns Scoto, do Fr. Nicolau de Orbellis”, de 1503; e “Suma Theologica Secundæ”, de São Tomas de Aquino, de 1534.

Mosteiro de São bento, Salvador. Divulgação.

Saiba mais:

A Biblioteca mais antiga do Brasil disponibiliza obras raras online

Ver mais  A RELIGIÃO DUAL DOS ÍNDIOS PRÉ-COLOMBIANOS

3 Comments

  1. José Milton Ferreira
  2. JOMAR ASSAN BENCK
  3. ambra triolo

Leave a Reply