Crise do Sistema Colonial no Brasil – causas, resumo

Principais causas da crise do sistema colonial no Brasil, resumo, história, bibliografia indicada

Introdução

 

O sistema colonial brasileiro começou a entrar em crise no final do século XVIII e início do XIX. Existem várias causas (fatores) que explicam não só a crise mas o fim desse período na História do Brasil.

 

Principais causas da crise do sistema colonial no Brasil:

 

– Fim do Absolutismo na maior parte dos países europeus. Os ideais de “liberdade, igualdade e fraternidade”, trazidos pela Revolução Francesa se espalharam pelas colonias, que começaram a questionar e enfrentar o poder das metrópoles.

 

– O crescimento da burguesia comercial no Brasil, que queria liberdade econômica para fazer crescer seus negócios. Com o Pacto Colonial, imposto pela Coroa Portuguesa, a burguesia não conseguia atingir seus objetivos.

 

– Influência dos ideais do Iluminismo, que motivaram muitos brasileiros (principalmentes intelectuais) a se organizarem para lutarem contra a opressão metropolitana e pela independência do Brasil. Várias revoltas emancipacionistas ocorrem no Brasil na segunda metade do século XVIII.

 

– Aumento da exploração da Coroa Portuguesa, através da cobrança de altos impostos e taxas, principalmente nas regiões auríferas. A revolta dos brasileiros acabou sendo o estopim para movimentos como a Conjuração Mineira (1789).

 

– Pressões do Reino Unido para que o Brasil se tornasse independente, tornando-o mercado consumidor dos manufaturados britânicos.

 

– Vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil em 1808. O governo de D. João VI deu maior autonomia para o Brasil e criou condições para um afrouxamento do sistema colonial.

 

– Fortalecimento político de Pedro I, que tinha como objetivo se tornar imperador do Brasil. Ele teve apoio significativo das elites agrárias brasileiras, que também queriam ser livrar das amarras políticas e econômicas de Portugal.

 

 

Artigo publicado em: 22/06/19- Última revisão: 15/08/2019.
___________________________________

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo – USP (1994).

Fontes de pesquisa utilizadas na elaboração do artigo:

 

– FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.

– Costa, Marcos. A história do Brasil para quem tem pressa. Rio de Janeiro: Valentina, 2019.

 

 

Bibliografia indicada sobre o tema:

 

Crise Colonial e Independência – 1808-1830

Autor: Schwarcs, Lilia Moritz

Editora: Objetiva

Ano: 2011

Temas do livro: História do Brasil Colonial

https://www.historiadobrasil.net/colonia/crise_sistema_colonial.htm

Publicações Relacionadas

About The Author