USP oferece curso gratuito de História das Relações Internacionais

USP disponibiliza, através do site da Univesp TV, um curso grátis online sobre História das Relações Internacionais. Ele é voltado a graduandos e pós-graduandos interessados nas áreas de humanas, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Direito e assuntos correlatos. Também é aberto a todos com formação superior em qualquer área do saber.

Este curso de História das Relações Internacionais é apresentado gratuitamente, em forma de videoaulas online, que você pode assistir a hora que quiser. Há ainda a possibilidade de fazer anotações sobre questionamentos, opiniões e dúvidas enquanto assiste o vídeo, e receberá tudo em seu e-mail.

Univesp TV é o canal de comunicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a quarta universidade pública paulista e visa ao incentivo à formação integral do cidadão.

O curso

São 18 videoaulas do curso regular de graduação do Departamento de História da USP, ministradas pelo docente Peter Demant, professor e historiador do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo e autor do livro “O Mundo Muçulmano (ed. Contexto).

O objetivo do curso é proporcionar um sólido conhecimento do passado e das raízes históricas, já que isso é uma pré-condição para entender as relações internacionais no mundo atual. As aulas pretendem proporcionar um entendimento de como a estrutura internacional contemporânea se desenvolveu a partir das estruturas do passado e apresentar as linhas gerais da evolução dessas relações desde seus primórdios até a Primeira Guerra (1914-1918), perpassando a Idade Moderna e o século 19.

Ver mais  GEOGRAFIA URBANA - IDENTIDADES, TRADIÇÕES E TERRITORIALIDADES

Após um breve panorama das RI nas Idades Antiga e Média, o curso foca no desenvolvimento do mundo internacional desde esta virada até a dupla revolução da modernidade: a política, francesa, e a industrial, inglesa. Este período foi caracterizado pelo crescente poder econômico, militar e tecnológico de alguns Estados relativamente bem organizados na Europa ocidental. É inegável, portanto, o papel central da Europa para a análise, mas as relações internacionais das principais civilizações não-ocidentais (China, Índia, e o islã) também serão vistas. Combinando a narrativa ‘clássica’ das relações na época moderna com uma visão mais abrangente e menos eurocêntrica, as videoaulas preparam os participantes para um melhor entendimento das RI no século 20.

O curso não possui certificação. São apenas aulas online para complementação de estudos e pesquisas. É só acessar o site e começar a estudar.

Material de apoio

Arquivo em PDF com o conteúdo detalhado das aulas e bibliografia obrigatória para maior entendimento do que será discutido em cada uma.

Conteúdo programático

  • Introdução ao campo historiográfico das relações internacionais e conceitos básicos
  • A Antiguidade
  • A Idade Média e o Renascimento
  • O Longo Século 16 e a Gênese da Sociedade Internacional Européia
  • A Crise do Século 17 e a Paz de Westfália
  • Ancien Régime e Ilumunismo, século 18
  • Europa Oriental; o Islã e o Império Otomano: Emergência e Declínio
  • Os Sistemas Asiáticos: China e Índia
  • 1500-1750 Os Descobrimentos e a Primeira Onda de Colonização
  • A Revolução Francesa a as Guerras Napoleônicas 1789-1815
  • Restauração e Revolução 1815-1848
  • Revolução Industrial – Hegemonia Britânica e Colonialismo 1750-1914
  • Os Nacionalismos, a Unificação da Itália e Alemanha, e o Sistema Bismarckiano 1848-1890
  • O Imperialismo e a Questão Oriental 1870-1914
Ver mais  USP oferece cursos de extensão na área de Humanidades

Informações: Canal do Ensino.

livros3

Um dos temas estudados é relativo ao descobrimento das Américas.

15 Comments

  1. Sandra
  2. Elizete de moraes
  3. Claudio Henrique do Nascimento
  4. Claudio Henrique do Nascimento
  5. marcia maria costa
  6. Claudio Henrique do Nascimento
  7. noemi machado alves
  8. Adriana
  9. susana Barbosa de Araujo

Leave a Reply