Quais os significados do termo “politicamente correto”?

Está disponível, em versão impressa e on-line, a 115ª edição da Revista USP. O volume traz um dossiê sobre o termo “politicamente correto”. A pergunta fundamental que a publicação traz a respeito do termo é: “Cerceamento da liberdade de expressão ou instrumento legítimo de rejeição do autoritarismo e da intolerância?”.

Quatro artigos tentam responder o que significaria, na visão de cada um dos autores, a expressão “politicamente correto” e por que ela gera tanta controvérsia na opinião pública brasileira. Os textos buscam contextualizar histórica e socialmente as diferentes aparições desse termo, bem como entender as questões político-ideológicas por detrás das discussões acerca do tema.

“Ao fazê-lo, porém, não deixam de tomar posição, retomando (e enriquecendo) a própria polêmica”, escreve na apresentação do dossiê o professor Cícero Araújo, do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

 

De periodicidade trimestral, a Revista USP publica artigos relacionados às ciências exatas, humanas e biológicas, buscando também divulgar a cultura para seus leitores. Todas as edições do periódico podem ser acessadas gratuitamente através do Portal de Revistas da USP e a edição impressa pode ser adquirida na loja da Editora da USP (Edusp) que fica na Rua da Praça do Relógio, 109-A, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail revisusp@edu.usp.br.

Politicamente Correto - Jornal da USP

Edição 115 da Revista USP traz seis artigos sobre termo “politicamente correto” – Foto: Reprodução

Fonte:

http://jornal.usp.br/cultura/revista-usp-traz-dossie-sobre-o-termo-politicamente-correto/

Deixe uma resposta