Getúlio Vargas e a Propaganda Política

Em um momento em que as redes sociais fervilham em torno de discussões políticas, estudantes podem conhecer o importante papel que a propaganda política exerceu durante a Era Vargas, tanto para divulgar seus feitos, quanto nas disputas eleitorais.

A exposição virtual “Getúlio Vargas e a Propaganda Política” elaborada pela Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas marca o início do projeto Difusão e Educação Patrimonial do acervo histórico do FGV CPDOC. De forma lúdica e interativa, o site reúne fotografias, documentos manuscritos e impressos, discursos, entrevistas e “jingles” de campanhas, além de filmes com raridades da propaganda política. Uma das tecnologias disponíveis é o “flipping booking” por meio do qual é possível folhear pela internet as páginas do diário de Vargas.

A exposição está dívida em oito módulos “A Linha do Tempo na Era Getúlio Vargas”, “O Brasil nos Governos de Vargas”, “Exposição Nacional do Estado Novo”, “DIP”, “Com a Palavra: Getúlio Vargas”, “Hora do Brasil”, “Campanha de 1950” e “Atividades Educativas”. Uma das novidades do projeto é a apresentação lúdica do conteúdo do acervo através de jogos, como caça-palavras e palavras cruzadas. Esse material educativo está disponível em formato PDF, com acesso aberto ao público.

Para conhecer a exposição virtual, acesse o site.

SAIBA MAIS: FGV CPDOC faz exposição virtual sobre Getúlio Vargas e a propaganda política

Imagem: FGV CPDOC

A iniciativa é voltada para o grande público — especialmente estudantes do ensino fundamental e médio, e professores de História. Imagem: FGV CPDOC

Deixe uma resposta