“Imprensa Negra Paulista”: portal disponibiliza jornais do início do século passado

        O portal “Imprensa Negra Paulista” foi concebido como dispositivo para ampla divulgação das edições dos periódicos que circularam na primeira metade do século XX. O interesse que move a criação do site é a facilitação do acesso público aos periódicos da imprensa negra, importantes fontes documentais para a elaboração de pesquisas sobre o tema das relações raciais no Brasil. O material que constitui este acervo foi digitalizado a partir de originais de coleções diversas. A principal coleção aqui recomposta foi inicialmente reunida pela pesquisadora Miriam Nicolau Ferrara, para a elaboração do trabalho “A Imprensa Negra Paulista (1915-1963)”, publicado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP em 1986.

Os originais dessa coleção encontram-se hoje acondicionada no Instituto de Estudos Brasileiros – IEB, da Universidade de São Paulo e uma cópia microfilmada foi doada à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Além desse material, o portal também disponibiliza para o grande público a coleção completa da Revista Niger, publicada em 1960, em quatro edições, pertencente ao acervo pessoal de seu editor. O projeto de elaboração deste portal prevê ainda a inclusão de novos materiais.

         Segundo Miriam Nicolau Ferrara, a coleção de jornais da imprensa negra que deu início ao conjunto que compõe o universo do site “foram reunidos junto aos velhos militantes dos movimentos negros. Esses jornais foram coletados no âmbito da pesquisa que realizei para minha dissertação de mestrado A Imprensa Negra Paulista (1915-1963) aprovada em 1981 na FFLCH-USP.” A pesquisadora começou a busca por esses periódicos em 1976. “Foi dessa maneira que iniciei o mergulho nesse universo apaixonante, tentando, a partir desses jornais, entender a visão do negro pelo negro e para o negro, especificamente em São Paulo”.

Ver mais  As babás, as mucamas e o clube "de elite"

Acesse o acervo: Periódicos – Imprensa Negra

 

A Voz da Raça

“A Voz da Raça” é um dos periódicos do acervo

 

Leave a Reply