Funarte disponibiliza edição online do dicionário de fotografia de Pedro Karp Vasquez

Mil e oito palavras para dizer: fotografia

Por Pedro Karp Vasquez.

O trabalho sistemático no Dicionário Técnico da Fotografia Clássica começou em 1985, em decorrência dos glossários técnicos que preparei para os livros Fotografia no Brasil, 1840-1900, de Gilberto Ferrez e Dom Pedro II e a fotografia no Brasil, de minha autoria. Prosseguiu por mais de trinta anos, porém de modo forçosamente episódico já que se tratava de um empreendimento de cunho estritamente pessoal sem qualquer tipo de vínculo institucional ou acadêmico. No decorrer do processo duas editoras, uma privada e outra federal manifestaram interesse em publicar o dicionário sob a forma convencional, impressa e, inclusive, ilustrada.

Uma publicação dessa natureza seria, no entanto, forçosamente dispendiosa e em consequência de alcance restrito já que ficaria fora do alcance dos profissionais (como os da área de arquivo, museologia, história e comunicação, por exemplo) e dos estudantes que eu pretendia subsidiar. Assim, julguei mais oportuno viabilizar a publicação digital gratuita, por intermédio do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte, graças ao apoio de sua diretora, Sandra Baruki, que encampou o projeto desde a primeira hora envidando todos os esforços para viabilizar sua concretização.

Acesse a edição online do Dicionário Técnico da Fotografia Clássica, Pedro Karp Vasquez no link abaixo: Dicionário técnico de fotografia clássica

 

Saiba mais: Funarte publica dicionário de fotografia de Pedro Karp Vasquez

Álbum de cartes de visites de meados da década de 1870 (IHGB)

Álbum de cartes de visites de meados da década de 1870 (IHGB)

 

 

 

 

Deixe uma resposta