A publicação é resultado de uma parceria de pesquisa entre o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade Aberta de Lisboa e Universidade do Algarve, o Grupo de Pesquisa Comunicação, Imagem e Contemporaneidade (CIC – gpcic.net) da Universidade Tuiuti do Paraná, e o Grupo de Pesquisa História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação (HA – www.historiaeaudiovisual.weebly.com) da Universidade de São Paulo.
Ditaduras revisitadas está dividido em três partes: “Representações e leituras”, “Cartografias e lugares de memória” e “Resistências e enfrentamentos”. Conceitos como memória, história e subjetividades, dentre outros, perpassam a discussão teórica empreendida pelos 48 autores nacionais e estrangeiros, pertencentes a diversas instituições de ensino superior do Brasil e do exterior, em um movimento que mobiliza diferentes meios, como cinema, televisão, imprensa, fotografia, sites, e similares.
Ao final, há testemunhos, alguns deles inéditos, dos diretores dos filmes analisados, como Florestano Vancini, Germán Scelso, Jonathan Perel, José Pedro Charlo e Aldo Garay, Lúcia Murat, Luís Filipe Rocha, Luiz Alberto Sanz, Mari Corrêa, Miguel Littín e Tata Amaral.
“Ditaduras Revisitadas” (ISBN: 987-989-8859-01-3, Faro, Portugal : CIAC/universidade do Algarve, 1ª. edição, dezembro 2016), é um trabalho dos pesquisadores Denize Araujo (UTP), Eduardo Morettin (USP) e Vitor Reia-Baptista (UAlg -Portugal).
Seguem os links:
http://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/8962
http://ciac.pt/pt/noticias-recentes/denize-ditaduras/666…
https://drive.google.com/…/0B-2f45zL8GWTZW42eE14RmdWYVE/view
Fonte: Os Editores