Curso Livre – O QUE É HISTÓRIA CULTURAL?

“Por milênios o homem foi caçador. Aprendeu a farejar, registrar, interpretar e classificar pistas infinitesimais como fios de barba. Aprendeu a fazer operações mentais complexas com rapidez fulminante, no interior de um denso bosque ou numa clareira cheia de ciladas. ”

  O paradigma indiciário e o Queijo e os Vermes –  Carlos Ginzburg 

 

Estudar essa linha de pesquisa, analisar, investigar a história social das ideias e das mentalidades, a história intelectual, e a histórica das práticas e representações culturais, na busca do universo mais amplo da cultura.  Assim como a antropologia e outras áreas das ciências.  A diversidade e a complexidade deste campo de pesquisa considerando seus diferentes campos de atuação, modelos de análise que possibilitem interpretar diversos temas e objetos com as novas fontes e linguagens incorporadas à disciplina pela história cultural.

Curso ministrado pela professora Maria José Caldas.

PÚBLICO-ALVO

Graduados e Graduandos em História, Artes, Pedagogia, Ciências Sociais, Filosofia, Sociologia, Antropologia, outras áreas das ciências humanas; pesquisadores, pedagogos, psicopedagogos, educadores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas que estejam interessados em estabelecer um diálogo com a História Cultural.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O que é História Cultural, as musas da História, a crise dos paradigmas, Escola dos Annales, imaginário, representação, a invenção da Biografia, o conceito de Cultura e a Antropologia Histórica, mentalidades, cotidiano e representações culturais. História, memória e identidades, História do tempo presente, macro e micro história, História e sensibilidades, História e documento, literatura e arte. História da caricatura e cinema, Métodos e Técnicas de Pesquisa Históricas, Novas perspectivas da História Cultural no Brasil.

 

 METODOLOGIA

Estudar, analisar, investigar a respeito das tendências existentes na história cultural, relacionar parâmetros seguidos pelos historiadores. Abordar a existência de problemáticas entre as tendências, onde os conflitos e as críticas, são diversos, expor os rumos da nova virada cultural. Desvendar o que é a História Cultural? Quais as suas principais características e suas principais contribuições à pesquisa histórica.

Informações e inscrições:  http://eadhistoria.coachead.com.br
Aberta as inscrições para o Curso Livre
O QUE É HISTÓRIA CULTURAL – 40 HORAS
INÍCIO 09/04/18
Link do Boleto https://pag.ae/bgvBxYy

Acessar: http://eadhistoria.coachead.com.br/

SE PREFERIR EMENTA VIA E-MAIL, FAVOR Solicitar no eadhistoria05@gmail.com

Clio, musa da História e da Criatividade, por Pierre Mignard

Clio, musa da História e da Criatividade, por Pierre Mignard

Deixe uma resposta