Biblioteca digital revela 500 anos da relação entre a França e o Brasil

O portal França-Brasil disponibiliza artigos e documentos históricos que revelam cinco séculos das relações entre os dois países. O projeto foi criado em 2009, durante o “Ano da França no Brasil”, pelas bibliotecas nacionais da França e do Brasil, e era pioneiro. Dez anos depois, o portal ganha uma nova versão que foi lançada na terça-feira (dia 19), na embaixada brasileira em Paris.

Costumes do Brasil de Jean-Baptiste Debret, 1820 na Biblioteca Nacional da França  Biblioteca Nacional da França (Gallica - c.bnf.fr/Agk)

Costumes do Brasil de Jean-Baptiste Debret, 1820 na Biblioteca Nacional da França
Biblioteca Nacional da França (Gallica – c.bnf.fr/Agk)

A nova versão, atualizada e ampliada, da biblioteca digital França-Brasil, “disponibiliza para o público mais de dois mil documentos, contextualizados por 54 artigos inéditos, redigidos por especialistas dos dois países”, detalha Régine Piersanti, responsável científica do portal pela BNF. Os documentos integram o acervo das duas bibliotecas. São textos manuscritos, impressos, mapas e desenhos que comprovam e ilustram a relação franco-brasileira do século 16 até meados do século 20, das tentativas fracassadas de colonização do território pelos franceses (A França Antártica e a França Equinocial) até a viagem de intelectuais franceses nos anos 1920 e 1930.

Saiba Mais: Biblioteca digital revela 500 anos de relação entre França e Brasil -RFI Brasil

Nova versão da Biblioteca Digital França-Brasil.

Nova versão da Biblioteca Digital França-Brasil. Reprodução www.bnf.fr

Ver mais  Cafés, livros e teatros - a influência francesa no Brasil

Leave a Reply