Um visitante do outro mundo

Você conhece alguma história sobrenatural?

Aqui vai a minha:

O jesuíta português Antônio Vieira, famoso pelos seus belíssimos sermões no século XVII, protagonizou uma história bastante assustadora. Depois de morto, o Padre Vieira teria feito duas visitas sobrenaturais ao Padre José Soares, seu companheiro na Companhia de Jesus. A princípio, Soares se assustou bastante e a aparição lhe arrepiou os cabelos. Depois, aceitou o visitante e passou a desejar partir junto com Vieira para a Eternidade. Seria um fantasma, um espírito ou simples imaginação?

Vieira “tocando-lhe no ombro com a mão e tendo os olhos levantados para o céu, o convidara a partir e o deixara ao partir repleto de grande alegria.” Na segunda aparição, Vieira lhe enxugara as lágrimas como forma de consôlo, e “(…) desde então começou a esperar a morte e a desejá-la”.

Mors et elogium P. Joseph Soares. Publicada com o título: “Realçam de hum caso notável, que sucedeu antes da morte do P. J. Soares, companheiro do P. A. Vieira, authorizado c/ o testemunho do P. Reytor, que então era do Collegio”, Bahiae 17 de maio de 1699. Latim – trad. port. nos Anais da B. N.do R. J., 161-163.

Não se esqueça, o nosso desafio cultural deste mês é relativo a histórias que envolvam fenômenos sobrenaturais ou inexplicáveis. Podem ser relatos de experiências vividas ou mesmo casos que já se tornaram parte da tradição oral. O mais importante é usar a imaginação.

As duas melhores narrativas serão publicadas no blog na próxima semana e os autores receberão, pelos Correios, um exemplar autografado de “Do Outro Lado – A História do Sobrenatural e do Espiritismo”. Os textos devem ter, no máximo,15 linhas e devem ser enviados para o email do blog (historia.hoje@bol.com.br), até terça-feira, dia 21 de outubro. Participe!

Márcia Pinna Raspanti

vieira2

 

Vieira teria aparecido, depois de morto, para visitar outro padre. 

One Response

  1. Iolanda Figueiredo 17 de outubro de 2014

Deixe uma resposta