A partir de hoje, 6 de setembro o público poderá conhecer a reconstituição do rosto de D. Pedro I – impressa em 3D e finalizada manualmente. A peça, doada ao Museu Histórico Nacional , está exposta ao lado de quadros que retratam o imperador em diferentes momentos de sua vida e da história do país.
Cicero Moraes, 3D designer que coordenou o projeto de impressão do busto, conta que a maior dificuldade foi a reconstrução do crânio, baseada em uma foto com duas tomadas. “Felizmente já havíamos estudado essa técnica em outras oportunidades, o que a viabilizou”, conta.
No início deste ano, o hagiólogo José Luís Lira, escritor e professor do Curso de Direito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no Ceará, deu início a um projeto de reconstrução facial forense independente e adquiriu os direitos da imagem, que serviu de base para o trabalho executado por Cícero Moraes.
“Com o crânio digitalizado”, contínua Cícero Moraes, “distribuímos os marcadores de espessura de tecido mole ao longo do crânio. A massa digital a ser esculpida, de modo a dar forma à face, teve como referência medidas de indivíduos de igual ancestralidade de d. Pedro I”.
Apresentada ao público em abril, com grande repercussão na imprensa, a equipe do projeto contatou o Museu Histórico Nacional para a doação do busto impresso – oficializada na apresentação do dia 5 de setembro.
A pigmentação da peça e a modelagem da indumentária foram as etapas finais.
A reconstituição facial atual apresenta uma possibilidade de leitura do rosto de D. Pedro quando ele já estava no fim da vida e vivia em Portugal como D.Pedro IV.
Saiba mais sobre o processo de reconstituição no link: http://bit.ly/2oKlWls#mhn#museus#museusbr
Serviço
Imperador 3D: a reconstituição da face de d.Pedro I
Apresentação do projeto e visita à peça em exposição
5 de setembro de 2018, às 15h. Entrada Franca.
Museu Histórico Nacional – Praça Marechal Âncora S/N – Rio de Janeiro, RJ.
FONTE: MHN