Patrimônio Histórico

 A partir de amanhã – e sempre às sextas-feiras – o blog História Hoje terá um espaço dedicado ao tema do patrimônio histórico. Para isso, passamos a contar com uma nova colaboradora: a professora e pesquisadora Natania Nogueira – especialista no assunto. Conheçam um pouco mais sobre ela:

Como essa é minha participação no História Hoje, creio ser necessária uma breve apresentação. Sou mineira, natural de Leopoldina, pequeno município da Zona da Mata. Sou licenciada em História e trabalho com educação básica desde o ano de 1991. Comecei quando ainda estava na faculdade, com um cargo técnico. Ao me formar optei por trabalhar na sala de aula. A pesquisa veio alguns anos depois – a princípio, como um complemento do meu trabalho docente.

Como comecei professora e depois me tornei pesquisadora, considero ser muito difícil dissociar uma coisa da outra.  Em outras palavras, quando leio um documento em um arquivo ou leio um livro ou assisto a um documentário, ao mesmo tempo em que penso como ele pode ser útil na elaboração de um texto acadêmico também penso em como poderia apresentar esse mesmo material para um aluno de 12 anos.

Portanto, quando resolvo escrever ou pesquisar sobre preservação patrimonial não consigo fazê-lo sem ter em vista a Educação Patrimonial e o Ensino de História. A escola acabou se tornando um grande laboratório onde procuro colocar em prática o conhecimento construído pela pesquisa e, também, uma extensão dos debates que são travados em muitas universidades. Assim, neste e nos próximos textos que vou publicar aqui alguns elementos estarão fatalmente presentes: preservação, educação patrimonial e ensino de história. – Natania Nogueira

natania1

12 Comentários

  1. Luciana Guarnieri Zampa Reis 21 de março de 2014
    • Natania Nogueira 22 de março de 2014
  2. Osvaldo Guarilha 21 de março de 2014
    • Natania Nogueira 22 de março de 2014
  3. Magali Luzio Ferreira 20 de março de 2014
    • Natania Nogueira 22 de março de 2014
  4. Juscelina 20 de março de 2014
    • Natania Nogueira 22 de março de 2014
  5. Ofélia Julieta 20 de março de 2014
    • marcia 20 de março de 2014
  6. Ofélia Julieta 20 de março de 2014
    • marcia 20 de março de 2014

Deixe uma resposta