Filosofia na Modernidade – curso grátis e online (USP)

A Univesp TV está disponibilizando um curso gratuito online sobre Filosofia, apresentado em forma de videoaulas online, que você pode assistir a hora que quiser. Há ainda a possibilidade de fazer anotações sobre questionamentos, opiniões e dúvidas enquanto assiste o vídeo, e receberá tudo em seu e-mail.

Univesp TV é o canal de comunicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a quarta universidade pública paulista e visa ao incentivo à formação integral do cidadão.

O curso

São oito videoaulas gratuitas gravadas no Centro Universitário Maria Antonia na USP, ministradas pelo docente Franklin Leopoldo e Silva, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Neste curso livre, o professor Franklin apresenta as ambiguidades da modernidade de acordo com algumas de suas principais representações filosóficas, em autores como Kant, Hegel e Marx.

Em paralelo, uma análise da posição de Baudelaire como participante de uma experiência histórica determinada e como observador lúcido de seu tempo, estendendo-se do fascínio à crítica implacável, com o exame de seus poemas e outros textos, além de seu interesse pela obra de escritores e artistas como Edgar Allan Poe, Constantin Guy e Manet.

Na primeira aula do curso “Filosofia e Intuição Poética na Modernidade” o professor fala sobre “Iluminismo e a expectativa kantiana de emancipação”. Para discorrer sobre o assunto, ele se refere ao famoso artigo “Resposta à pergunta: o que é o Iluminismo?”, publicado em 1783 a pedido de um jornal alemão, e o contrapõe com os comentários feitos por outro importante filósofo, Michel Foucault.

O curso não possui certificação. São apenas aulas online para complementação de estudos e pesquisas. É só acessar o site e começar a estudar.

Conteúdo programático

  • Aula 1: Iluminismo e a expectativa kantiana de emancipação – “Resposta à pergunta: o que é o Iluminismo?”.
  • Aula 2: Hegel e a razão dialética como justificação do drama histórico – Hegel, Baudelaire e Sartre.
  • Aula 3: Progresso e alienação: história e práxis em Marx – “Tudo o que é Sólido Desmancha no Ar”.
  • Aula 4: As ambiguidades da experiência moderna – Arte e poesia em um mundo sem ideal.
  • Aula 5: Poética da decepção: lírica e crítica em Baudelaire – O poeta vive a crise e a diferença.
  • Aula 6: Civilização e progresso: ambivalência da experiência poética em Baudelaire – A individualidade e singularidade do poeta.
  • Aula 7: O poeta e os paradoxos da encarnação subjetiva da história – É possível na modernidade encontrar-se como singular?
  • Aula 8: Baudelaire diante da modernidade: uma “transvaloração” poética? – Benjamin, Foucault e Baudelaire.

http://univesptv.cmais.com.br/filosofia-e-intuicao-poetica/iluminismo-e-a-expectativa-kantiana-de-emancipacao

Informações: Canal do Ensino.

Gustave_Courbet_033

Baudelaire, de Gustave Courbet.

7 Comentários

  1. saionara 3 de Maio de 2015
  2. poliana Mendes de Souza 26 de dezembro de 2014
  3. maria daa graças ferraz 25 de dezembro de 2014
  4. Fernando Dragaud 23 de dezembro de 2014
  5. ANA GOMES DE SOUSA 23 de dezembro de 2014
  6. Santina Candida do Nascimento 23 de dezembro de 2014
    • marcia 23 de dezembro de 2014

Deixe uma resposta