Você sabe qual era função da Guarda Urbana no século XIX? Você sabia que, nessa época, existia uma Repartição Central Meteorológica? Quando foi criado o Banco do Brasil? O que fazia o inspetor dos estabelecimentos literários e científicos do Reino? Todas essas questões podem ser respondidas com a ajuda dos dicionários on-line de Administração Pública Brasileira (períodos colonial e imperial)
O Dicionário Online da Administração Pública Brasileira do Período Imperial (1822-1889) reune uma série de verbetes referentes a órgãos e cargos administrativos vigentes no Brasil no momento da independência, em 1822, até o advento da República, em 1889. Seu desenvolvimento segue a metodologia já estabelecida pelo MAPA e os verbetes serão elaborados com foco na análise estrutural dos órgãos, suas atribuições e seu papel diante das diferentes conjunturas políticas, sociais e econômicas em que atuaram.
Essa nova empreitada também é uma forma de dar continuidade ao Dicionário Online da Administração Pública Brasileira do Período Colonial (1500-1822), lançado em 2011 e concluído em 2014, já disponibilizado integralmente na internet.
O trabalho é ainda resultado de uma série de pesquisas realizadas em outras frentes, como a base de dados MAPA/Sian, os projetos Continuidades e rupturas? A administração pública brasileira e a consolidação do Estado independente (1822-1840), A estrutura administrativa e a consolidação do Estado nacional (1840-1891) e A Genealogia dos Ministérios Brasileiros: 1822-1891.