Curso online ‘meu corpo, minha biografia’

O quanto nosso corpo é responsável pela nossa história? Como nossos movimentos e nosso corpo influenciam na nossa prática de escrita? Como os corpos aparecem e são tratados na literatura contemporânea? Como os corpos das mulheres são retratados? Como é fazer literatura a partir do corpo? Existe escrita curativa para este ponto de vista?

O curso “Meu corpo, minha biografia”, ministrado pela jornalista Jéssica Balbino, apresenta formas de lidar com corpos, especialmente os gordos e literatura, apresentando e avaliando o que existe nas produções e como isso tem se dado na literatura atual, especialmente nos últimos dois anos, em que o tema está em alta. Vamos abordar como o mercado literário tem recebido isso, quais são as brechas, como funcionam as publicações, quem são os autores e como o público absorve isso.

No curso, vamos abordar obras de autores como a portuguesa Isabela Figueiredo, a brasileira Sheyla Smanioto, a haitiana radicada nos EUA, Roxane Gay, a teórica Judith Butler, a carioca Thati Machado e poesias como as de Porsha, Rachel Wiley, Letícia Brito, Ryane Leão, Lâmia Brito, entre outras.

O primeiro módulo será um passeio histórico pela literatura e o corpo gordo. Em que séculos ele foi tomado como bonito e quando deixou de ser aceitável. Como viemos parar na ditadura da beleza magra? Como isso aparece na literatura através da história do mundo?

O curso tem duração de 10 de setembro de 2018 a 08 de outubro de 2018 e o aluno pode acessar o conteúdo em qualquer dia e horário deste período, bem como baixar o conteúdo para acessar depois.

Mais informações: Curso online ‘meu corpo, minha biografia’

 

Deixe uma resposta