Revista divulga texto inédito de Sérgio Buarque de Holanda

Em algum momento entre 1967 e 1969, Sérgio Buarque de Holanda discursava para um grupo de estudantes, a convite do Centro de Estudos Históricos Afonso Taunay (Cehat), então ponto de reunião de alunos de História da lendária Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da USP. Um encontro que, por cerca de 50 anos, ficara registrado apenas na memória dos presentes e em papéis perdidos de seu acervo pessoal, guardados desde 1983 no Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Agora, o conteúdo dessa conferência finalmente é publicado nas páginas da edição 70 da Revista do IEB, publicação do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP. Apresentado e comentado pelo pós-doutorando do IEB Raphael Guilherme de Carvalho, o rascunho datilografado da palestra mostra uma tomada de posição de Holanda sobre os fundamentos e métodos do estudo da história.

A Revista do Instituto de Estudos Brasileiros da USP traz também dossiê sobre o centenário do samba no Brasil. Confira:

Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (RIEB), número 70, 371 páginas. Disponível no endereço www.ieb.usp.br/rieb70/

Saiba maisJornal da USP

 

Os escritos inéditos de Sérgio Buarque de Holanda: considerações sobre o método historiográfico – Foto: Montagem sobre imagem de Revista do IEB .

Os escritos inéditos de Sérgio Buarque de Holanda: considerações sobre o método historiográfico – Foto: Montagem sobre imagem de Revista do IEB (jornal de USP)
.

Ver mais  A Chegada da Família Real a Salvador (FBN)

Deixe uma resposta