Iphan abre inscrições para curso à distância sobre Patrimônio Imaterial

Até o próximo dia 30 de janeiro estão abertas as inscrições para o curso EAD Formação para a Gestão do Patrimônio Cultural Imaterial no âmbito da COOP SUL, uma realização do Centro Lucio Costa (CLC), em parceria com o Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (Crespial), com apoio da UNESCO e coordenação técnica da Inspire | Gestão Cultural. São 50 vagas para o curso que acontecerá entre os dias 19 de fevereiro e 04 de maio, com aulas ministradas pela internet. O curso tem a coordenação de conteúdo de Lucas dos Santos Roque e o corpo docente é formado por especialistas do Brasil e da América Latina. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.inspirebr.com.br/ead. A seleção dos participantes ocorrerá no dia 10 de fevereiro.

Estruturado em oito disciplinas, o curso tem como objetivo fortalecer as capacidades locais para estruturação e execução de políticas de patrimônio imaterial, nos estados e municípios brasileiros, por meio da capacitação de gestores culturais para atuarem na salvaguarda do patrimônio cultural imaterial – legislação, identificação, reconhecimento, apoio e fomento à sustentabilidade. Também permitirá analisar e discutir os principais conceitos relacionados ao patrimônio cultural brasileiro em suas diferentes dimensões e interações com aspectos de identidade, território e meio ambiente, incentivando o espírito crítico dos participantes e qualificando-os para desempenhar ações mais efetivas e conscientes nesta área específica. O curso é voltado para gestores públicos na área do Patrimonio Cultural Imaterial, responsáveis pela gestão de políticas de salvaguarda deste tipo de patrimônio.

Nos primeiros dias do curso, será ministrada a disciplina Ambientação em EAD, que tem como objetivo quebrar uma possível resistência dos alunos em relação à aprendizagem virtual, otimizar a utilização dos recursos da plataforma do curso e explicitar a metodologia adotada.
Também serão oferecidas as disciplinas:
– Ambientação em espaços virtuais e introdução ao funcionamento do curso;
– A constituição do campo do patrimônio imaterial e seus conceitos estruturantes;
– A Convenção para a salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (Convenção de 2003) e as suas Diretrizes Operativas;
– A Gestão Pública do PCI;
– A participação da comunidade na Gestão do PCI;
– Diferentes possibilidades e metodologias de apoio, fomento, divulgação e promoção do PCI;
– Diferentes possibilidades e metodologias de reconhecimento, identificação, investigação e documentação do PCI;
– Transversalidade e interfaces do Patrimônio Imaterial.

Outras informações podem ser obtidas no site www.inspire.com.br ou pelo telefone (31) 3274.4953. Os e-mails para contato são suporte@inspirebr.com.br e michelleantunes@inspirebr.com.br

Fonte: DPI – Iphan

livros3

7 Comentários

  1. maria da consolação barroso 2 de agosto de 2018
  2. IOLANDA MARIA DO CARMO CANGUSSÚ ANDRÉ - T4 - AVA3 - S15 19 de abril de 2015
    • marcia 19 de abril de 2015
  3. Rogerio 19 de janeiro de 2015
  4. josineide mendonça 14 de janeiro de 2015
  5. José de Sousa Pequeno Filho 14 de janeiro de 2015

Deixe uma resposta