História e Cultura Afro Brasileira – curso a distância

O objetivo do curso é trazer subsídios para a formação da diversidade cultural, aperfeiçoar o desempenho docente em sala de aula, e proporcionar a todos os interessados, por meio de ensino-aprendizado, conhecimentos específicos da história e cultura afro-brasileira. Divulgar as ações de inserção da cultura afro-brasileira no conteúdo programático escolar, oferecendo algumas possibilidades, capacitando professores para que estejam aptos para um ensino-aprendizado, difundindo, anunciando a influência da cultura africana na história brasileira.

 PÚBLICO

Graduados e Graduandos em História ou em outras áreas das ciências humanas; pesquisadores, pedagogos, psicopedagogos, professores, educadores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, estudantes de história, pedagogia e licenciaturas, estagiários na área de educação e todos os interessados em conhecer a História e Cultura Afro-Brasileira.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinente à História do Brasil. A presença dos africanos no Brasil, as heranças africanas, a resistência negra. Arte Africana, Quilombos.

 

METODOLOGIA

A metodologia do curso no modulo I, compreende estudo dirigido para compreensão da lei 10.639, saber o que ela propõe mobilizando educadores a um grande desafio e fazer valer a medida viabilizar formas de o professor entrar em contato com conteúdo referente a História e Cultura Afro-brasileira.

No modulo II, apresentando reflexões acerca da didática como elemento fundamental para a efetividade do processo ensino-aprendizagem, identificando a Escola como o espaço para a interação entre educação e sociedade. Favorecer o conhecimento e aperfeiçoamento de diferentes práticas didáticas. Despertar o senso crítico, através de análise de textos, vídeos, Power Point, com a finalidade de preparar para um novo desafio de ensinar a História da Cultura Afro-Brasileira.

Para uma maior capacitação dos professores, necessário a leitura de textos, análise de filmes, Power Point. A leitura dos textos, participação nos fóruns de debates, discussão e fóruns avaliativos, será primordial para uma boa reflexão e a prática do ensino da História da Cultura Afro-Brasileira e como estabelecer um programa de ensino da disciplina nas escolas.

AVALIAÇÃO

A avaliação do curso será através da participação nos fóruns e atividades. No final do Curso o aluno receberá um Certificado de Curso Livre.

INSCRIÇÕES:

Para se inscrever neste curso, crie um cadastro, confirme sua conta através do email fornecido e efetue o pagamento que pode ser realizado por boleto ou cartão de crédito.

Carga horária: 40h

Data de início: 01/02/2017

Investimento: R$50

Mais informações: EAD História

africaEAD

25 Comentários

  1. Dayana 6 de abril de 2017
  2. Maria Jose Caldas 3 de fevereiro de 2017
  3. Áurea de Brito Santana 2 de fevereiro de 2017
  4. Áurea de Brito Santana 2 de fevereiro de 2017
  5. oswaldo dos santos 2 de fevereiro de 2017
  6. Renilda dos Santos Alve 31 de janeiro de 2017
  7. adriano 31 de janeiro de 2017
    • Maria José Caldas 31 de janeiro de 2017
    • Maria José Caldas 24 de março de 2017
  8. Como faço para criar o cadastro, eu quero fazer o curso, eu moro em uma comunidade quilombola 25 de janeiro de 2017
    • Maria Jose Caldas 26 de janeiro de 2017
  9. Belarmino 25 de janeiro de 2017
    • Maria José Caldas 25 de janeiro de 2017
  10. Beatriz Gomes Cornélio 24 de janeiro de 2017
    • Maria José Caldas 24 de janeiro de 2017
    • Maria Jose Caldas 25 de janeiro de 2017
  11. Rosana 24 de janeiro de 2017
    • Márcia 24 de janeiro de 2017
  12. Maria José Caldas 24 de janeiro de 2017
  13. Reginei de Souza Marcelo 24 de janeiro de 2017

Deixe uma resposta