História e Cultura Afro Brasileira – curso a distância

O objetivo do curso é trazer subsídios para a formação da diversidade cultural, aperfeiçoar o desempenho docente em sala de aula, e proporcionar a todos os interessados, por meio de ensino-aprendizado, conhecimentos específicos da história e cultura afro-brasileira. Divulgar as ações de inserção da cultura afro-brasileira no conteúdo programático escolar, oferecendo algumas possibilidades, capacitando professores para que estejam aptos para um ensino-aprendizado, difundindo, anunciando a influência da cultura africana na história brasileira.

 PÚBLICO

Graduados e Graduandos em História ou em outras áreas das ciências humanas; pesquisadores, pedagogos, psicopedagogos, professores, educadores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, estudantes de história, pedagogia e licenciaturas, estagiários na área de educação e todos os interessados em conhecer a História e Cultura Afro-Brasileira.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinente à História do Brasil. A presença dos africanos no Brasil, as heranças africanas, a resistência negra. Arte Africana, Quilombos.

 

METODOLOGIA

A metodologia do curso no modulo I, compreende estudo dirigido para compreensão da lei 10.639, saber o que ela propõe mobilizando educadores a um grande desafio e fazer valer a medida viabilizar formas de o professor entrar em contato com conteúdo referente a História e Cultura Afro-brasileira.

No modulo II, apresentando reflexões acerca da didática como elemento fundamental para a efetividade do processo ensino-aprendizagem, identificando a Escola como o espaço para a interação entre educação e sociedade. Favorecer o conhecimento e aperfeiçoamento de diferentes práticas didáticas. Despertar o senso crítico, através de análise de textos, vídeos, Power Point, com a finalidade de preparar para um novo desafio de ensinar a História da Cultura Afro-Brasileira.

Para uma maior capacitação dos professores, necessário a leitura de textos, análise de filmes, Power Point. A leitura dos textos, participação nos fóruns de debates, discussão e fóruns avaliativos, será primordial para uma boa reflexão e a prática do ensino da História da Cultura Afro-Brasileira e como estabelecer um programa de ensino da disciplina nas escolas.

AVALIAÇÃO

A avaliação do curso será através da participação nos fóruns e atividades. No final do Curso o aluno receberá um Certificado de Curso Livre.

INSCRIÇÕES:

Para se inscrever neste curso, crie um cadastro, confirme sua conta através do email fornecido e efetue o pagamento que pode ser realizado por boleto ou cartão de crédito.

Carga horária: 40h

Data de início: 01/02/2017

Investimento: R$50

Mais informações: EAD História

africaEAD

25 Comentários

  1. Dayana
  2. Maria Jose Caldas
  3. Áurea de Brito Santana
  4. Áurea de Brito Santana
  5. oswaldo dos santos
  6. Renilda dos Santos Alve
  7. adriano
    • Maria José Caldas
    • Maria José Caldas
  8. Como faço para criar o cadastro, eu quero fazer o curso, eu moro em uma comunidade quilombola
    • Maria Jose Caldas
  9. Belarmino
    • Maria José Caldas
  10. Beatriz Gomes Cornélio
  11. Rosana
    • Márcia
  12. Maria José Caldas
  13. Reginei de Souza Marcelo

Deixe uma resposta