Guia do Acervo do Cedem/Unesp: 30 anos de História da Política

A segunda edição do Guia do Acervo do Cedem/Unesp, conta com a a de novos fundos e coleções recebidos após o lançamento da primeira edição, em 2008. Em 166 páginas ele traz informações sobre a totalidade do acervo, composta por documentos relativos ao Projeto Memória da Universidade, constituído para preservar a história da Unesp; e por informações da história política contemporânea, cujo material é proveniente de movimentos sociais da esquerda nacional.

Na primeira parte há uma breve descrição desses 30 anos de percurso, procurando dar uma ideia de como se formou e consolidou acervo, ao mesmo tempo em que trata das particularidades da documentação, adquirida por doação ou na forma de depósito ou custódia. O guia contém observações e comentários sobre algumas opções de trabalho adotadas para a preservação e tratamento técnico dos arquivos e coleções de valor histórico.

* Acesse o pdf: http://www.cedem.unesp.br/Modulos/Noticias/312/guia_cedem_2018-1.pdf
* Ou acesse o site: www.cedem.unesp.br

Na publicação podem ser consultados: Coleção Memória da Universidade; Fundos e Coleções do Instituto Astrojildo Pereira; Fundo José Luiz Del Roio; Fundo PCB; Coleção do Asmob – Clandestinidade, Exílio e Resistência; Coleção da Internacional Comunista; Fundos e Coleções do Centro de Documentação do Movimento Operário Mário Pedrosa (Cemap);  Fundo Clube de Mães Da Zona Sul; Fundo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST); Fundo Oboré Editoral; Fundo Santo Dias; Fundo Cedesp; Fundo Clóvis Moura; Coleção Luiza Erundina; Coleção Vlado (Vladimir Herzog); Coleção de cartazes; Coleção de fotografias; Coleção de periódicos e sobre a biblioteca.

FONTE: Cedem/Unesp

Deixe uma resposta