O racismo simboliza qualquer pensamento ou atitude que segrega as raças humanas considerando-as hierarquicamente como superiores e inferiores. No Brasil, é fruto da era colonial e escravocrata estabelecida pelos colonizadores portugueses. A característica mais marcante do racismo brasileiro é seu caráter não oficial, pois se a lei conferiu liberdade jurídica aos escravos, estes nunca foram de fato integrados a economia e, sem assistência do Estado, muitos negros caíram em dificuldades após a liberdade.
Curso à distância (40 horas) ministrado pela professora Maria José Caldas.
OBJETIVO
A dificuldade para enfrentar o racismo faz perpetuar números dramáticos dos resultados do preconceito de cor no Brasil. As estatísticas da desigualdade revelam barreiras para a população negra que vão desde a formação inicial até a inserção no mercado de trabalho. Vamos refletir, discutir e buscar meios de cessar esse prejulgamento, desprezo, violência, intolerância ao ser humano.
METODOLOGIA
Discussão com alunos, refletindo sobre temática abordada e as diversas formas de preconceito na sociedade, conscientização e valorização da cor da pele e da identidade do negro no Brasil.
Conseguir refletir sobre as origens históricas do racismo, preconceito, discriminação e desigualdade racial presentes no Brasil atual, através de textos, vídeos, fóruns de discussões, sendo possível dialogar entre as fontes.
PÚBLICO
Graduados e Graduandos em História ou em outras áreas das ciências humanas; pesquisadores, pedagogos, psicopedagogos, professores, educadores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, estudantes de história, pedagogia e licenciaturas, estagiários na área de educação e todos os interessados.
AVALIAÇÃO
A avaliação do curso será por meio da participação no fórum atividades, discussão, leituras dos módulos e atividade final. As atividades dos módulos valem notas.
No final do Curso, o aluno receberá um Certificado de Curso Livre.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Curso totalmente voltado à reflexão de acontecimentos que marcam a trajetória do negro no Brasil, e a intolerância à sua cor de “pele”.
- Conceituação e análise do termo preconceito, levando a avaliação do comportamento de impor juízo de valor quanto a algo ou alguém antes de ter contato;
- Onde nascem o comportamento de preconceito;
- Preconceito étnico-racial e a exclusão do negro dentro da atual sociedade;
- Impacto da discriminação social nos indivíduos menos amparados no contexto brasileiro,
- O racismo no contexto social no Brasil;
- Intolerância nas redes sociais
- Tonalidades de cor de pele – Melanina
- O papel da escola na desconstrução do racismo, preconceito e discriminação
Inscrições abertas Curso Livre
Ementa na página inicial do site
http://eadhistoria.coachead.com.br/
Fonte: EAD História