Roupinhas de bebê: como lavar de forma correta e evitar alergias

As roupinhas de bebê exigem alguns cuidados especiais que você não deve negligenciar. Roupinhas de bebê lavadas de forma incorreta podem provocar alergias na criança, e dependendo da forma como você lavá-las, elas podem estragar muito rapidamente e será necessário comprar outras. Mas se você mamãe tomar alguns cuidados com as roupinhas do seu bebê, tudo correrá bem e o seu pequeninho ficará sempre saudável e lindo.

Estas dicas são ainda mais especiais para as mamães de primeira viagem. Por isso, leia este artigo simples até o final e não perca nenhuma dica para cuidar bem das roupas de seu filhote.

  • Dica de leitura: O berço do bebê: como garantir um soninho tranquilo ao seu pequenino

Como lavar e cuidar das roupinhas de bebê

Uma coisa que as mamães não podem esquecer é de lavar todas as roupinhas ainda durante a sua gravidez.

Lavá-las durante a gravidez, além de evitar correrias quando o bebê chegar, também será bom porque a mamãe poderá se deliciar imaginando como ficará o seu bebê nas roupinhas.

É preciso lavar todo o enxoval antes de usá-lo, desde as fraldinhas de boca até os lençóis e toalhas.

Mesmo as roupas novas podem conter ácaros e fungos diversos, e essas coisas podem fazer mal ao bebê, por isso é tão importante lavá-las antes de começar a usá-las.

As mamães podem começar a lavar as roupinhas de bebê já no sétimo mês de gravidez.

Roupas como as de maternidade podem ser lavadas e colocadas em envelopes de algodão ou filó, isso evita muito trabalho e correria, pois quando o bebê resolver chegar, a mamãe já estará preparada e não precisará se preocupar, pois tudo já estará organizadinho.

Como você pode ver, uma mamãe começa a lavar as roupinhas de seus filhos antes mesmo delas serem utilizadas! São por estas coisas que mostram que ser mãe exige muito amor! O melhor é saber que a alegria de um filho supera qualquer trabalho e qualquer dificuldade.

Outras dicas para lavar as roupinhas de bebê

Para lavar as roupinhas de bebê é preciso tomar certos cuidados que vão garantir a saúde do seu filhinho.

1 – Prepara itens exclusivos para lavar as roupinhas do seu bebê:

Para lavar as roupinhas de bebê é importante que você tenha pelo menos dois baldes exclusivos. Os baldes que são utilizados para lavar as outras roupas podem conter resíduos de produtos químicos, e esses resíduos podem provocar alergias no bebê, pois a pele dele é muito fininha e sensível. Portanto, é importante ter baldes só para as roupinhas dele.

2 – Não utilize amaciante para roupinhas de bebês recém nascidos:

Antes de o bebê completar noventa dias, de forma alguma utilize amaciante para lavar as roupinhas dele. Para lavar as roupinhas de bebê utilize somente sabão de coco ou sabão neutro. Outra coisa: você precisa enxaguar as roupinhas muito bem, para evitar que fique nelas qualquer tipo de resíduo químico que possa fazer mal ao bebê.

3 – Espere um pouco para começar a utilizar sabão próprio para bebê:

Quando o seu bebê já tiver mais de 120 dias, você já pode começar a utilizar sabão próprio para lavar roupinhas de bebê, mas mesmo assim precisa enxaguar bastante antes de colocar para secar.

4 – Evite utilizar máquinas para lavar algumas roupas:

Quando for lavar roupinhas mais delicadas, prefira não utilizar a máquina, isso vale também para as pecinhas feitas de lã. Também separe peças claras de peças escuras, para evitar que as escuras manchem as claras.

5 – Não lave as roupas do seu bebê com as roupas da família:

Nunca lave as roupinhas de bebê junto com as roupas do restante da família. Você até pode utilizar a máquina para lavar as roupas do bebê, mas sempre as lave separadamente. O ideal é colocar as roupinhas de bebê em saquinhos próprios para lavar roupas, mas esses saquinhos precisam ser utilizados somente para lavar as roupas do pequenino.

6 – Sempre passe as roupas de seu bebê antes de serem utilizadas:

Nunca vista roupinhas no bebê antes de passá-las a ferro. O calor do ferro ajuda a eliminar agentes nocivos à saúde do bebê. Além disso, uma roupinha bem passada é muito mais confortável para seu filho, ainda mais quando ela estiver quentinha.

7 – Não utilize sabão em pó para lavar as roupas do seu bebê:

Antes do seu bebê completar um ano, você não pode utilizar sabão em pó ou sabão líquido normal na lavagem de suas roupinhas. O mesmo vale para amaciantes, alvejantes e água sanitária. Esses produtos possuem muito componentes químicos fortes nas suas fórmulas, e esses componentes podem provocar alergias na criança. Portanto, não os utilize.

  • Dica de leitura: 7 Dicas para montar o enxoval do bebê

Finalizando

Como você pode ver, cuidar das roupas do seu filho exigem alguns cuidados importantes. Isso irá ajudar sua criança a crescer com saúde e sempre vestida com roupas limpas e confortáveis.

Aproveite para compartilhar este artigo com outras mamães! Você poderá ajudar outras pessoas a cuidarem melhor das roupinhas de bebê.