Melhores lugares para viajar no Brasil: 8 dicas incríveis

Para quem deseja viajar pelo mundo, porque não começar belas exuberantes paisagens brasileiras?! Irei listar aqui alguns dos mais belos e melhores lugares para viajar no Brasil.

O Brasil nos dá a oportunidade de ter áreas naturais que são paradisíacas com vastas opções de lazer, como praias, passeios terrestres e locais históricos.

Quais são os melhores lugares para viajar no Brasil?

Esse é um questionamento difícil, pois sem dúvidas o Brasil possui muitas belezas que merecem ser contempladas. Portanto, as preferências podem variar muito, mas serão citados alguns locais famosos e muito cobiçados pelos turistas. Ressaltando que esta lista de melhores lugares para viajar no Brasil não está ordenada por ordem de beleza ou de preferências.

1 – A Ilha Fernando de Noronha

Um arquipélago situado no estado de Pernambuco. Apesar de ser um local pequeno com apenas 17 quilômetros de extensão, é um lugar para se passar o máximo de dias possível, pois possui muitos atrativos e uma beleza de flora e fauna incomparáveis.

Antes de viajar para Noronha é importante saber que a alimentação no local possui um custo maior, pois os alimentos chegam à ilha somente por vias áreas ou marítimas, isso os atribui um valor mais alto.

Na ilha há muitas opções de passeios de barco, onde se tem a oportunidade de conhecer as várias praias do arquipélago. Também tem os mergulhos com cilindros em que se tem a chance de contemplar as mais variadas espécies marinhas.

Há também as caminhadas por trilhas ecológicas, o surf, a oportunidade de se observar os golfinhos e muitas outras possibilidades de passeios.

Com o clima tropical, Noronha tem um período com maior incidência de chuva entre os meses de fevereiro a julho. Vale lembrar que o número de visitantes é controlado, por isso, antes de sair de viagem agende a sua visita à ilha.

2 – Gramado

O segundo lugar da lista de melhores lugares para viajar no Brasil está situado no estado do Rio Grande do Sul, Gramado é uma cidade com aproximadamente 34.000 habitantes. Ela é conhecida como a “Suíça brasileira”, devido ao estilo das casinhas enxaimel. Além disso, possui um clima friozinho, chocolateiras e as fondues, tão características dos restaurantes Suíços.

A cidade é uma grande atração turística, sendo muito procurada por famílias e especialmente casais que estão em busca de um lugar romântico.

Gramado possui ruas com jardineiras, flores como as hortênsias, e é muito arborizada pelas araucárias e os pinheiros.

Há uma grande circulação de turistas na cidade o ano todo, no entanto, os períodos de alta são em julho, no inverno. Com um pouco de sorte é possível se deparar com a neve nesse período.

Já nos meses de novembro e janeiro, as atrações são voltadas para um evento denominado Natal Luz, onde as ruas, postes e fachadas de lojas da cidade são todas decoradas com luzes e artigos natalinos, além de músicas e desfiles no ritmo do natal.

Entre as principais atrações de Gramado, o que não pode ficar de fora é o parque Snowland, uma área fechada onde existe uma montanha de neve para quem quiser experimentar as sensações do esqui e patinação no gelo.

3 – Foz do Iguaçu

Está localizada no estado do Paraná, e possui quase 300.000 habitantes. É sede de uma grande atração turística: as Cataratas do Iguaçu. Outro ponto bem visitado em Foz do Iguaçu é a Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Em Foz do Iguaçu há possibilidade de se fazer passeios pelo caminho das águas com barcos. Além disso, existem as pontes e as áreas rurais e ecológicas. Tem também o Parque das Aves, onde as aves ficam soltas e podem voar livremente.

4 – Ouro Preto

É um das cidades históricas mais visitadas de Minas Gerais, cidade conhecida pela sua arquitetura colonial, contendo um grande conjunto arquitetônico do barroco.

Na cidade existem grandes igrejas, como a de São Francisco que é uma obra de Aleijadinho, além de museus com suas obras. E também a Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar, que contém em sua decoração cerca de 400 quilos de ouro.

Na cidade há uma infinidade de igrejas, museus e restaurantes com comidas típicas de Minas.

 5 – Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é uma linda região de serras, onde está situado o Parque Nacional da Chapada Diamantina, local que encanta os visitantes com suas belíssimas lagoas.

Nesse lugar incrível existe a segunda maior cachoeira do Brasil, chamada cachoeira da fumaça.

Na Chapada Diamantina existem exuberantes poços e grutas com águas azuis. Lá também é possível fazer maravilhosos passeios para contemplar a beleza das paisagens.

6 – Lençóis Maranhenses

Localizado no estado do Maranhão, os Lençóis Maranhenses são de uma beleza sem igual. Nos roteiros turísticos devem estar inclusos passeios pelas dunas e lagoas de águas límpidas.

No entanto, a partir do mês de setembro as lagoas começam a diminuir, por isso, o período mais indicado para visitar essa região é no período entre maio e agosto.

7 – Bonito

Bonito é uma cidade situada no estado do Mato Grosso do Sul. É muito procurada, pois faz juz ao nome e possui belíssimas paisagens, como cachoeiras, quedas d´água, cavernas e grutas.

Local muito recomendado para quem gosta de praticar esportes, como rapel, ciclismo, mergulhar em águas cristalinas e também cavalgar.

8 – Porto de Galinhas

Na cidade de Ipojuca no estado de Pernambuco está localizada a praia de Porto das Galinhas, um local onde existem praias maravilhosas com águas mornas e límpidas com aquários naturais.

Há a possibilidade de passeios em jangada. Nelas é possível ver de perto as piscinas naturais. É possível contemplar o artesanato que é muito presente na região.

O clima se apresenta quente durante todo o ano. O período de alta é entre dezembro e março, sendo que nesse período os preços de hospedagens, comidas e passeios são muito mais altos.

Considerações finais

Então é isso, essas são algumas sugestões de alguns dos melhores lugares para viajar no Brasil. Espero que você se divirta bastante na sua viagem.

Confira Também:

  • Lugares para lua de mel