GEOGRAFIA URBANA – IDENTIDADES, TRADIÇÕES E TERRITORIALIDADES

Geografia Urbana é a área do conhecimento geográfico responsável pelos estudos das cidades e do meio urbano, analisando, descrevendo e refletindo sobre temas como a urbanização, metropolização, formação das médias cidades, desigualdades no espaço das cidades, entre inúmeros outros casos e tipificações. O curso livre e à distância, ministrado pela professora Maria José Caldas, irá discutir o instrumental analítico da Geografia Urbana, apresentando e problematizando seus conceitos fundamentais, teorias, modelos e metodologias; apresentar a história dos conceitos e dos fenômenos urbanos, reconhecendo os contextos sociais, econômicos, políticos e paradigmáticos nos quais este campo de conhecimento se inscreve.

Os objetivos do curso são: aprofundar o conhecimento profissional e acadêmico, bem como possibilitar o desenvolvimento da habilidade para executar pesquisa histórica; analisar o processo cognitivo do espaço e suas categorias de simbolização, relacionados intimamente com a constituição das identidades sociais dos grupos envolvidos; interrogar acerca da constituição do imaginário territorial, dentro e fora dos quadros estatais, o que envolve a criação de dispositivos de controle histórico-topológicos e tentativas de hegemonia sobre as formas subalternas de “lugarização”; investigar a elaboração das práticas de ocupação, manipulação e exploração do espaço, em suas interações com as caracterizações constituída; compreender os mecanismos da tradicionalidade e a consequente legitimação das práticas espaciais.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Geografia Urbana e o Pensamento Geográfico. Teorias da urbanização. Organização interna das cidades. Teoria da Rede Urbana. Globalização, cultura e cidades mundiais: Tendências recentes. Sociedade Urbana: Metrópole e Território, o retorno da moradia no centros antigos, Modalidade e Migrações, Cidades e Formas de Comércio. Formação do Espaço Brasileiro, geopolítica, o cotidiano urbano e as práticas culturais. Políticas urbanistas e do planejamento urbano.

METODOLOGIA

A cultura como expressão de identidade dos grupos. A construção material e simbólica do espaço. Análise cultural da construção do espaço urbano, Identidades, tradições e territorialidades. Quais as correntes teórico-metodológicas que analisaram as cidades ao longo da evolução da Geografia Urbana, tentando contextualizar essa trajetória na perspectiva do Brasil.

MAIS INFORMAÇÕES:

www.eadhistoria.coachead.com.br

3 Comentários

  1. CELIO SIMÕES DE SOUZA 27 de abril de 2018
  2. CELIO SIMÕES DE SOUZA 27 de abril de 2018
    • Márcia 28 de abril de 2018

Deixe uma resposta