Ética, mestiçagem e borogodó

Por Mércio Pereira Gomes.

“O BRASIL INEVITÁVEL: Ética, mestiçagem e borogodó”.

Desde o título, não é difícil de entender este livro, ainda que as surpresas aparecerão em cada canto. O Brasil é inevitável tanto pelo que passou em sua história ríspida, dura, tumultuada, mas com algum esmero, quanto pelo que necessariamente há de se tornar no futuro, por todo seu potencial aqui analisado, e a partir de nosso posicionamento cultural e ético. A reflexão sobre a moral e a ética brasileira é fundamental para o brasileiro tomar pé de sua vida social. A mestiçagem é tudo aquilo que nos constituiu desde o começo. Mestiçagem fundamental entre índios e negros, entre índios e brancos e entre brancos e negros — é o que formou nossa cultura de base. Inconfundível em qualquer parte do mundo. E o borogodó é o nosso mistério, que só à flor da pela, na experiência vivida é que dá para senti-la, dificilmente para ser elaborada.

O livro tem nove capítulos. O primeiro trata da relação moral e ética do brasileiro. Não é fácil, mas creio que conseguiu mostrar que essas coisas também existem no Brasil … E que todo mundo quer saber, entender melhor os processos culturais que determinam moral e ética, e quiçá, como se adequar a uma visão ética mais consistente com a relação pessoal com outras pessoas, com a natureza e com o Absoluto.

Há dois capítulos sobre a formação social, a mestiçagem e a constituição da cultura mestiça brasileira, bem como as bases da formação da desigualdade social. Aqui se dá o devido valor ao papel do indígena nessa constituição nacional, tanto geneticamente quanto culturalmente. Enfatiza-se o caráter de uma formação social por via de estamentos desiguais, onde as chamadas classes sociais funcionam com certa medida, mas não como se pretende normalmente nas sociologia brasileira.O quarto capítulo trata da economia brasileira, seu caráter classista e suas consequências para a continuidade da desigualdade social derivada. (…)

SAIBA MAIS: https://www.facebook.com/O-Brasil-Inevit%C3%A1vel-341381646448617/?ref=page_internal

Mércio Pereira Gomes é antropólogo e professor universitário. É autor de livros sobre história e relações interétnicas no Brasil, os povos indígenas Tenetehara e Awá-Guajá, meio ambiente e sociedade na Holanda, o antropólogo e político Darcy Ribeiro, além do clássico Antropologia.

 

 O BRASIL INEVITÁVEL: Ética, mestiçagem e borogodó estará nas livrarias a partir desta terça-feira, dia 19 de março.

“O BRASIL INEVITÁVEL: Ética, mestiçagem e borogodó” está nas livrarias desde terça-feira, dia 19 de março

Deixe uma resposta