O segredo do sucesso na decoração está nos pequenos detalhes, são eles que farão a diferença em cada cômodo da casa. E o que é mais bacana, é que a decoração quando feita a partir dos detalhes pode ser criada e recriada por você a qualquer momento.
Veja essas dicas de decoração para acertar nas escolhas!
- Dica de leitura: Decoração de casa pequena
Como acertar nas escolhas da decoração
Para não errar nas escolhas é preciso analisar bem o espaço disponível, avaliar cuidadosamente as possibilidades do local e não tomar nenhuma decisão por impulso.
Em primeiro lugar é preciso planejar os tons e cores que serão utilizados, eles precisam estar em harmonia com os pisos e as paredes, além disso, é preciso avaliar o estilo que você deseja adotar para a decoração.
Vamos por partes!
A princípio avalie o espaço que você tem disponível.
Com o auxílio de uma fita métrica, faça a medição de cada cômodo da casa e defina os lugares de cada móvel, assim, no momento da compra saberá o tamanho exato que sua a mobília deve ter.
O tamanho da mobília é um aspecto muito importante, pois ela não deve ser um empecilho à circulação na casa.
O tamanho da mesa, sofá, cama, deve estar em harmonia com a disponibilidade de espaço.
Quando eu disse para você não tomar decisões por impulso, me referia ao momento das compras.
Esse é o momento que deve ser feito quando as cores das paredes, pisos, mobília e dos objetos de decoração estiverem todos definidos, pois todos esses itens devem estar em sintonia.
Mas como não errar na escolha da decoração no momento da compra? É muito simples! Quando as cores do piso, tintura e móveis são neutras, os demais objetos têm infinitas possibilidades de serem combinados.
E quais são as cores neutras? Elas são o branco e o preto, várias tonalidades de marrom e tonalidades de cinza, bege, caramelo e afins.
Dicas de decoração simples e essenciais
Depois de escolher o tamanho, a cor e o estilo dos móveis, é o momento de se ater aos detalhes, eles que farão toda a diferença na sua decoração, e o mais importante, eles são muito versáteis, ou seja, podem ser mudados com muita facilidade.
Para que a sua casa fique aconchegante, charmosa e com a sua cara, você pode usar objetos simples, mas que darão um toque todo especial.
Um exemplo são as flores naturais ou artificiais.
- O uso de flores naturais exige um pouco mais de cuidado e trabalho, pois é necessário encontrar um local da casa onde elas se adaptam melhor, e em alguns momentos pode ser preciso levá-las para tomar sol.
- Já as plantas artificiais também têm sido muito adotadas nas decorações, pela sua praticidade e por estarem cada dia mais parecidas com as naturais.
Ao escolher um arranjo para alegrar seu ambiente fique atenta, pois é bom que ele esteja em harmonia com os demais objetos.
Escolher usar cortinas, tapetes e almofadas para compor a decoração, pode proporcionar ao seu espaço uma sensação mais confortável, acolhedora e moderna. Esses objetos, principalmente as almofadas, são muito fáceis de ser trocados e, por isso, consegue-se facilmente um novo visual na decoração da casa.
- O recomendado é que se escolha o tapete conforme o tamanho do ambiente, de maneira que ele fique proporcional ao espaço disponível. Quando for usá-lo em uma sala com sofá, ele deve ficar aproximadamente 15 a 20 centímetros embaixo do sofá, pois assim ele ficará visualmente mais bonito e não corre risco de escorregar. Se a mobília for de cor neutra, o tapete pode ser colorido, ou estampado, ao contrário, o tapete deve ser neutro.
- A cortina também deve ser um objeto de cor neutra, pois dará maior leveza ao ambiente. Ao usar a cortina na janela, ela deve ser instalada vinte centímetros acima da janela. Ao usá-la em uma janela e porta na parede toda, ela deve ser instalada em cima, próxima ao teto, das duas formas. Elas devem ir até o chão e nunca podem ser do tamanho exato da janela ou parede, mas é preciso somar pelo menos 15 centímetro a mais de tecido de cada lado da cortina, para que ela fique bem franzida.
- As almofadas também são as queridinhas quando o assunto é decoração, pois podem ser usadas no sofá, cama e em cima do tapete. Elas realmente são muito versáteis e são capazes de mudar o visual do ambiente. Pode-se optar pelas almofadas estampadas, desde que estejam em sintonia entre si. Outras possibilidades são utilizar várias tonalidades que combinam entre si, ou usar tons sobre tons.
Veja o exemplo no Círculo Cromático.
Você pode usar as combinações de cores que estão lado a lado que são chamadas análogas, ou escolher uma cor complementar, que são aquelas que estarão em frente à cor escolhida no Círculo.
Um exemplo: no sofá marrom, eu poderia utilizar uma cor complementar, como o azul turquesa (que está em frente ao marrom), ou as cores que estão do lado do marrom no círculo, que de um lado são tonalidades de verde que vão até o creme, e do outro lado estão as tonalidades de laranja, rose, vermelho.
Existem inúmeras opções de combinar as cores, é só usar a imaginação.
- Dica de leitura: Como combinar tapetes, cortinas e sofás
Conclusão
Essas são apenas algumas dicas de decoração e algumas possibilidades, existem infinitas em que você pode brincar com as cores e criar um espaço agradável, elegante e bonito.
Compartilhe este artigo com seus amigos e amigas que também querem aprender mais sobre decoração!