Dicas de decoração para acertar nas escolhas

O segredo do sucesso na decoração está nos pequenos detalhes, são eles que farão a diferença em cada cômodo da casa.  E o que é mais bacana, é que a decoração quando feita a partir dos detalhes pode ser criada e recriada por você a qualquer momento.

Veja essas dicas de decoração para acertar nas escolhas!

  • Dica de leitura: Decoração de casa pequena

Como acertar nas escolhas da decoração

Para não errar nas escolhas é preciso analisar bem o espaço disponível, avaliar cuidadosamente as possibilidades do local e não tomar nenhuma decisão por impulso.

Em primeiro lugar é preciso planejar os tons e cores que serão utilizados, eles precisam estar em harmonia com os pisos e as paredes, além disso, é preciso avaliar o estilo que você deseja adotar para a decoração.

Vamos por partes!

A princípio avalie o espaço que você tem disponível.

Com o auxílio de uma fita métrica, faça a medição de cada cômodo da casa e defina os lugares de cada móvel, assim, no momento da compra saberá o tamanho exato que sua a mobília deve ter.

O tamanho da mobília é um aspecto muito importante, pois ela não deve ser um empecilho à circulação na casa.

O tamanho da mesa, sofá, cama, deve estar em harmonia com a disponibilidade de espaço.

Quando eu disse para você não tomar decisões por impulso, me referia ao momento das compras.

Esse é o momento que deve ser feito quando as cores das paredes, pisos, mobília e dos objetos de decoração estiverem todos definidos, pois todos esses itens devem estar em sintonia.

Ver mais  Decoração de banheiro pequeno: dicas práticas e acessíveis!

Mas como não errar na escolha da decoração no momento da compra? É muito simples! Quando as cores do piso, tintura e móveis são neutras, os demais objetos têm infinitas possibilidades de serem combinados.

E quais são as cores neutras? Elas são o branco e o preto, várias tonalidades de marrom e tonalidades de cinza, bege, caramelo e afins.

Dicas de decoração simples e essenciais

Depois de escolher o tamanho, a cor e o estilo dos móveis, é o momento de se ater aos detalhes, eles que farão toda a diferença na sua decoração, e o mais importante, eles são muito versáteis, ou seja, podem ser mudados com muita facilidade.

Para que a sua casa fique aconchegante, charmosa e com a sua cara, você pode usar objetos simples, mas que darão um toque todo especial.

Um exemplo são as flores naturais ou artificiais.

  • O uso de flores naturais exige um pouco mais de cuidado e trabalho, pois é necessário encontrar um local da casa onde elas se adaptam melhor, e em alguns momentos pode ser preciso levá-las para tomar sol.
  • Já as plantas artificiais também têm sido muito adotadas nas decorações, pela sua praticidade e por estarem cada dia mais parecidas com as naturais.

Ao escolher um arranjo para alegrar seu ambiente fique atenta, pois é bom que ele esteja em harmonia com os demais objetos.

Ver mais  7 Dicas para ter sucesso com decoração de ambientes pequenos

Escolher usar cortinas, tapetes e almofadas para compor a decoração, pode proporcionar ao seu espaço uma sensação mais confortável, acolhedora e moderna.  Esses objetos, principalmente as almofadas, são muito fáceis de ser trocados e, por isso, consegue-se facilmente um novo visual na decoração da casa.

  • O recomendado é que se escolha o tapete conforme o tamanho do ambiente, de maneira que ele fique proporcional ao espaço disponível. Quando for usá-lo em uma sala com sofá, ele deve ficar aproximadamente 15 a 20 centímetros embaixo do sofá, pois assim ele ficará visualmente mais bonito e não corre risco de escorregar. Se a mobília for de cor neutra, o tapete pode ser colorido, ou estampado, ao contrário, o tapete deve ser neutro.
  • A cortina também deve ser um objeto de cor neutra, pois dará maior leveza ao ambiente. Ao usar a cortina na janela, ela deve ser instalada vinte centímetros acima da janela. Ao usá-la em uma janela e porta na parede toda, ela deve ser instalada em cima, próxima ao teto, das duas formas. Elas devem ir até o chão e nunca podem ser do tamanho exato da janela ou parede, mas é preciso somar pelo menos 15 centímetro a mais de tecido de cada lado da cortina, para que ela fique bem franzida.
  • As almofadas também são as queridinhas quando o assunto é decoração, pois podem ser usadas no sofá, cama e em cima do tapete. Elas realmente são muito versáteis e são capazes de mudar o visual do ambiente. Pode-se optar pelas almofadas estampadas, desde que estejam em sintonia entre si. Outras possibilidades são utilizar várias tonalidades que combinam entre si, ou usar tons sobre tons.
Ver mais  Dicas de decoração de quarto infantil

Veja o exemplo no Círculo Cromático. 

Você pode usar as combinações de cores que estão lado a lado que são chamadas análogas, ou escolher uma cor complementar, que são aquelas que estarão em frente à cor escolhida no Círculo.

Um exemplo: no sofá marrom, eu poderia utilizar uma cor complementar, como o azul turquesa (que está em frente ao marrom), ou as cores que estão do lado do marrom no círculo, que de um lado são tonalidades de verde que vão até o creme, e do outro lado estão as tonalidades de laranja, rose, vermelho.

Existem inúmeras opções de combinar as cores, é só usar a imaginação.

  • Dica de leitura: Como combinar tapetes, cortinas e sofás

Conclusão

Essas são apenas algumas dicas de decoração e algumas possibilidades, existem infinitas em que você pode brincar com as cores e criar um espaço agradável, elegante e bonito.

Compartilhe este artigo com seus amigos e amigas que também querem aprender mais sobre decoração!