Como fazer o cabelo crescer rapidamente com dicas práticas

Em um belo dia você se depara com o desejo de ter os cabelos compridos, mas como fazer para lidar com a ansiedade de vê-los longos rapidamente, sabendo que os fios crescem uma média de 1 cm por mês, o que resulta em apenas 12 centímetros por ano? Como fazer o cabelo crescer rapidamente é um questionamento que praticamente todas as mulheres já passaram.

Com cuidados diários na alimentação e lavagem dos cabelos, eles podem ter um desenvolvimento melhor do que aqueles que não recebem tais cuidados. Veja neste artigo o que podemos fazer diariamente para acelerar o crescimento dos cabelos.

Você vai perceber que muita coisa está ao seu alcance. A maioria das dicas são simples e estão relacionadas a bons hábitos alimentares, cuidados com a saúde e cuidados com seu cabelo. Veja os detalhes a seguir.

  • Dica de leitura: Tratamento para queda de cabelo: dicas importantes

Como fazer o cabelo crescer rapidamente: cuidados diários

Os cuidados para o crescimento dos cabelos devem se basear em um investimento interno e externo, ou seja, é necessário investir em uma alimentação equilibrada e saudável e não poupar cuidados com os fios.

Cuidados com a alimentação e tipos de vitaminas que favorecem o crescimento dos cabelos

Uma alimentação saudável reflete diretamente nos nossos cabelos, unhas e pele.

Os investimentos externos sozinhos não são suficientes para estimular o crescimento dos cabelos.

Ver mais  Tratamento para queda de cabelo: dicas importantes

De nada vale o uso de cremes e ampolas se o organismo não está bem abastecido de nutrientes e bem hidratado.

Por isso, deve-se incluir diariamente em todas as refeições as proteínas, assim, você deve consumir carne, ovos, leite e seus derivados.  

Além disso, é importante comer alimentos que são fonte de vitamina A e C, como os vegetais de folhas verdes, tomate, fígado, cenoura, manga, mamão, kiwi, laranja, goiaba, pimentão, alho, alface, lichia, morango, limão, entre outros.

É importante consumir também alimentos que tenham ferro e zinco, como oleaginosas, avelã, pistache, amêndoa, feijão, ervilhas, folhas escuras, como couve, espinafre e beterraba, entre outros.

Vale ressaltar que a saúde do seu cabelo também é consequência da saúde do seu corpo. O baixo consumo de proteínas pode não só impedir o bom crescimento do seu cabelo, mas também ser causa de um grande queda de fios. Por isso, é fundamental uma alimentação equilibrada.

Pessoas que não comem carne devem procurar com urgência um nutricionista para conseguir repor as vitaminas e proteínas em outros alimentos ou suplementos.

Cuidados diários com a higiene de seu cabelo 

Além da alimentação outro fator fundamental são os cuidados diários com a higiene de seu cabelo. O primeiro ponto é que deve-se ter cuidado na escolha do shampoo para que seja o produto indicado para o seu tipo de cabelo, para evitar qualquer dano, como ressecamento.

Ver mais  Sobrancelha Definitiva: qual procedimento escolher?

Você deve lavar seu cabelo com certa regularidade. Tome cuidado para que não fique acumulada no couro cabeludo muita oleosidade, pois ela pode obstruir os poros e impedir o bom desenvolvimento do seu cabelo.

Outro fator que pode obstruir os folículos capilares é o uso de cremes na raiz dos cabelos. Por isso, o creme deve ser aplicado do comprimento até as pontas dos fios.

Durante a higiene de seu cabelo você deve fazer uma massagem no couro cabeludo, que pode facilitar o crescimento dos fios, pois ativa a circulação sanguínea, portanto, deve-se criar o hábito de massagear por alguns minutos o cabelo molhado, seja com shampoo ou creme.

Outra dica importante sobre como fazer o cabelo crescer rapidamente é evitar lavar os cabelos com água quente, pois a água quente pode danificar a raiz, deixando os fios ressecados e sem brilho.

Além disso, sempre que possível, deixe os cabelos secarem naturalmente, evitando assim o calor do secador e da chapinha, que também pode trazer prejuízos à raiz capilar e toda a extensão dos fios.

Ou seja, você deve evitar qualquer procedimento que enfraqueça ou prejudique os seus cabelos.

  • Dica de leitura: Hidratação para cabelos cacheados: guia definitivo

Concluindo

Nesse processo de cuidados com os cabelos é importante que se dedique a hidratá-los pelo menos uma vez por semana em casa e, se possível, uma vez por mês com um profissional. Assim você os mantem com um visual saudável, sedoso e brilhante.

Ver mais  Dicas para te ajudar a acabar com as estrias

Existem recursos naturais, como o abacate, que há muito tempo são utilizados para hidratação dos cabelos. O azeite de oliva aquecido tem sido recomendado para massagear os fios.

O ovo com iogurte natural, ou com batata cozida, e o chá de alecrim frio; todos esses alimentos também são utilizados por inúmeras mulheres para os cuidados e hidratação dos fios. Basta passar qualquer um desses com os cabelos molhados, deixar agir por uma média de 30 minutos, em seguida enxaguar bem e passar um creme de sua preferência.

Vale a pena procurar um profissional de tempos em tempos para a manutenção dos fios, e retirar as pontas que estão secas e duplas. Esse processo infelizmente não contribui para o crescimento dos cabelos, mas proporciona um visual mais bonito.

Com esses cuidados, você terá um cabelo mais bonito e saudável. Compartilhe este artigo com suas amigas que também querem aprender como fazer o cabelo crescer rapidamente.