Você deseja saber como equilibrar os chakras? Então leia o texto abaixo com bastante atenção e saiba o que fazer para equilibrar os seus chakras.
Há literalmente milhares de maneiras que você pode utilizar para equilibrar seus chakras. A Meditação e visualização são escolhas muito populares, o som é outro bom método. A visão é ainda outro método (usando yantras ou mandalas). O cheiro funciona muito bem também – é chamado de Aromaterapia.
Yoga é outra maneira muito popular para trabalhar os seus chakras. Enfim, a lista é longa.
É importante observar!
Mas fazer cada uma dessas modalidades funciona igualmente bem para todos os chakras? A resposta é… depende.
Primeiro de tudo, é importante perceber que cada modalidade de cura é estreitamente mais associada a cada um dos chakras.
Isto significa que um método pode ser mais eficaz para equilibrar um determinado chakra em detrimento de outro.
Os chakras 6 e 7 podem ser equilibrados com visualização, meditação e trabalho com energia pura, porque eles estão no reino de frequência mais alta.
O sétimo chakra nem mesmo é verdadeiramente “físico” – é a nossa conexão espiritual com tudo. Ele reside fora do corpo, no topo da nossa cabeça.
O sexto chakra é no terceiro olho – no meio da testa – e é o menos “físico” dos chakras relacionados com o corpo.
Cada chakra se relaciona com um sentido e um elemento, como descrito abaixo:
- Primeiro chakra = cheiro/Terra
- Segundo chakra = sabor/água
- Terceiro chakra = vista/fogo
- Quarto chakra = toque/ar
- Quinto chakra = audição/som
- Sexto chakra = “sexto sentido”/luz
- O Sétimo chakra está fora do corpo e tem relação com o mundo sensorial, por isso não tem associações, exceto com a consciência pura.
Agora vamos falar sobre como equilibrar os chakras.
Note que vamos falar sobre cada um separadamente, no entanto, como já foi dito, é importante lembrar que o que serve para equilibrar um chakra pode servir também para outro, contudo, algumas formas são mais eficazes para determinado chakra.
Como equilibrar os chakras: modalidades e mantras
- Para o primeiro chakra, a melhor maneira de equilibrá-lo a longo prazo é por meio de atividades físicas (como hatha yoga, porque o primeiro chakra é o mais denso e mais relacionado com o corpo físico). Tratamentos orientados para o cheiro, como Aromaterapia, funciona bem também, porque este chakra está relacionado ao seu sentido de cheiro. Pedras preciosas são grandes aliadas para o equilíbrio do primeiro chakra, porque as pedras são da terra, o elemento deste chakra.
- Para equilibrar o segundo chakra (que ainda é muito denso e físico) você pode utilizar o hatha yoga. Alguns alimentos também podem ajudar, uma vez que este chakra está relacionado ao sabor (alimentos como frutas e hortaliças como a abóbora, tangerina, damasco, cenoura, mamão e laranja podem ser grandes aliados). Fazer Aquaterapia também é muito bom, porque o segundo chakra está relacionado com o elemento água.
- Para o terceiro chakra, trabalhar com yantras é um recurso muito bom, porque a nossa consciência, capacidade de raciocínio mental e nossa autoimagem estão associados com o terceiro chakra. Banho de sol também é bom, porque o terceiro chakra está relacionado com o elemento fogo, e ele está localizado no plexo solar.
- Para o quarto chakra (a ponte entre os chakras mais “físicos” inferiores e os chakras superiores mais “espirituais”) o toque é bom para equilibrá-lo. Os seres humanos precisam ser abraçados (uma dica também é abraçar a si mesma(o) em um auto-aperto, faça isso agora!). O abraço é uma das maneiras mais simples para aumentar e equilibrar o quarto chakra, também conhecido como chakra cardíaco. Trabalhar a respiração é outro bom recurso para equilibrar o quarto chakra, porque o elemento dele é o ar.
- Para equilibrar o quinto chakra você pode usar algumas técnicas: entoar mantras ou apenas cantar uma canção que te faz sentir bem.
Dica: você pode usar sons sementes (mantras mais curtos) para cada um dos chakras, são eles:
- 1° chakra – Lam
- 2° chakra – Vam
- 3° chakra – Ram
- 4° chakra – Yam
- 5° chakra – Ham
- 6º chakra – Om
- 7° chakra – Silêncio (mais uma vez, a consciência pura)
Para entoar os mantras, adote uma posição confortável (pode ser deitado ou sentado), respire profundamente e relaxe, é importante também que você procure sentir cada parte do seu corpo.
Depois entoe os mantras na seguinte ordem: Lam, Vam, Ram, Yam, Ham, Om, fique em silêncio. Repita os mantras oito vezes, ou até sentir a energia circulando harmoniosamente pelo seu corpo.
- Para o sexto chakra, visualização é a melhor ferramenta para equilibrá-lo, uma vez que o nosso terceiro olho é o marco zero para todos os nossos sonhos e visualizações.
- Por fim, para o sétimo chakra, a meditação é um ótimo recurso. O silêncio, e a abertura para o espaço em que estamos, sem nada a acrescentar, ajuda também.
Considerações finais
Agora você já tem um bom conhecimento sobre como equilibrar os chakras, então, espero que você encontre o seu caminho e mergulhe em paz interior.