Ter um animal de estimação exige de você muita dedicação. Além dos cuidados básicos com alimentação e com a saúde do seu animal é necessário ajudar seu cão a conviver bem com as outras pessoas e também com outros animais. Todo cachorro pode aprender boas maneiras e bons truques. Neste post você vai aprender como adestrar seu cão com dicas práticas.
Além de ser bom para o animal o adestramento tornará um motivo de orgulho para você. Você poderá passear tranquilo com seu cachorro e receber visitas sem ficar preocupado com a recepção calorosa de cão.
Todos sabem como é constrangedor ter um cachorro que não tem um bom comportamento. O grande segredo é que o problema não está no cachorro, mas no seu dono.
É certo que existem raças que tem mais facilidade para aprender truques e receber comandos, mas todo cachorro pode ser adestrado para ter um bom comportamento. Basta saber lidar com as características da raça, ter boa disciplina e persistência.
Confira a seguir dicas práticas de como adestrar seu cão e comece hoje mesmo a ter uma relação ainda melhor e mais saudável com seu animal de estimação.
- Dica de leitura: Como cuidar de um cachorro com 7 dicas fundamentais
5 Dicas sobre como adestrar seu cão
1 – Aprenda um pouco mais sobre a raça de seu cão:
Antes de começar a adestrar seu cachorro é importante aprender um pouco mais sobre as características de seu animal, muitas destas características são comuns a todos animais de uma raça.
Mas, algumas peculiaridades podem ser herdadas do temperamento dos pais do animal e da forma como ele tem sido criado por você. Para um bom adestramento é importante que você respeite as características do seu animal e também aprenda treinamentos específicos para seu animal. É importante saber o que você pode exigir de seu animal e como ele irá corresponder ao treinamento.
2 – Conscientize todos de sua casa sobre o adestramento:
Em uma família, é comum que todos tenham contato diário com o cão. Para ter sucesso no adestramento é importante que todos membros da família estejam unidos em torno deste objetivo.
Por isso, mantenha todos os membros da família atualizados a respeito das regras impostas para seu cão. Caso parte da família incentive seu cão a burlar as regras isso fará com que o adestramento seja uma tarefa muito difícil.
3 – Invista em treinamentos de curta duração e frequentes:
A terceira dica de como adestrar seu cão é investir em treinamentos frequentes, mas de curta duração.
A maioria dos cães não gostam de ficar muito tempo fazendo a mesma atividade e em treinamentos muito longos acabam perdendo o interesse pela atividade. Isso faz com que treinamentos longos sejam pouco efetivos.
É melhor investir em um treinamento curto, mas de muita qualidade. Lembre-se sempre que a frequência é muito mais importante que a duração. Investir 10 minutos por dia é muito melhor que duas horas no fim de semana.
4 – Incentive o seu cão com boas recompensas:
Para facilitar o adestramento é comum utilizar recompensas para incentivar o animal a executar os comandos que estão sendo ensinados. O mais comum é recompensar os cães com petiscos que eles adoram.
Entretanto, é bom você encontrar outras maneiras de recompensar seu cão. Em muitos casos apenas o carinho é uma boa recompensa para muitos cães. Tome cuidado também com o excesso de petiscos, eles poderão comprometer a saúde do seu cão, levando-o à obesidade.
5 – Respeite a idade do seu cão:
Outro fator importante sobre como adestrar seu cão é a idade. É possível ensinar seu cão a ter bom comportamento ainda quando são filhotes. Nesta idade também é possível começar a ensinar alguns truques.
Mas, treinamentos intensos, como provas de agilidade só devem ser implementados já na idade adulta. Assim seu cão não correrá risco de se machucar devido a exigências físicas que estarão acima da capacidade de seus ossos, articulações e musculatura.
5 Truques que você pode ensinar seu cão hoje mesmo
1 – Como ensinar seu cão a sentar:
Para ensinar seu cão a sentar você pode utilizar o artifício do petisco. Para isso, segure um petisco na ponta de sua mão e levante sua mão até que ele desista de pegar a comida e se sente por conta própria.
Após ele sentar você pode dar o petisco para que ele seja recompensado e aprenda que o comportamento correto é se sentar e não pular em você. É interessante que você sempre reforce o comando com sua voz, não se esqueça de dizer para ele se sentar.
2 – Como ensinar seu cão a deitar:
Para ensinar seu cão a deitar o processo é similar à dica de como sentar. Neste caso você deverá abaixar a sua mão com o petisco até que ele fique deitado completamente.
Assim que ele tiver acertado o comando você poderá recompensá-lo com o petisco. Para não viciar seu cão somente ao petisco varia a recompensa, em alguns momentos recompense seu cão apenas com um carinho ou palavras de incentivo. Não se esqueça de reforçar o comando com sua voz.
Você também pode conferir outros truques legais clicando aqui.
3 – Como ensinar seu cão a parar de morder:
Antes de mais nada é importante você entender que os filhotes não têm consciência de que a mordida pode machucar alguém. Eles usam a mordida para desbravar um mundo que é totalmente desconhecido para eles.
Uma boa forma de fazer com que seu cão para de morder as pessoas é deixar que ele comece a morder o seu dedo. Caso ele morda seu dedo com força você deverá repreendê-lo e deixa-lo de lado. Assim ele aprenderá que aquele comportamento não é adequado.
4 – Como ensinar seu cão a conviver com outros cães:
Um grande problema que as pessoas enfrentam com seus cães é o convívio com outros animais. Para melhorar este convívio é interessante que você solte seu cão com outros animais que estejam soltos.
Caso seu cão manifeste um comportamento inadequado o melhor a fazer é prendê-lo em um local que ele possa ver os outros cães soltos. Quando o seu cachorro se acalmar você poderá soltá-lo novamente. Mas é importante que você mostre para ele que aquele comportamento foi inadequado.
5 – Como ensinar seu cão a fazer xixi e cocô no lugar certo:
A última dica de como adestrar seu cão é referente ao cocô e xixi em locais inadequados. Isso é um sério problema para muitos donos de primeira viagem. Mas, é possível reverter esta situação.
Caso o seu cão faça as necessidades em local inadequado na sua frente é importante que você o repreenda na hora e o coloque no mesmo instante no local certo. Agora se seu cão fez as necessidades em local inadequado, mas longe de você e você percebeu bem depois, o melhor a fazer é limpar e não repreender seu cão.
Agora se você percebe que seu cão faz as necessidades em um local inadequado apenas para chamar sua atenção o melhor a fazer é ignorá-lo.
Como você pode ver nesta última dica adestrar um cão exigirá que você passe a conhecer melhor seu animal. Assim você terá condições de repreender na hora correta e recompensar os bons hábitos.
- Dica de leitura: Melhores rações para cães: Veja como escolher a ideal para seu cão
Últimas palavras sobre como adestrar seu cão
Caso você tenha muitas dificuldades em adestrar seu animal é possível recorrer a profissionais do ramo. Você também pode fazer cursos e aprender técnicas específicas para se relacionar melhor com seu animal.
Você vai perceber que o seu relacionamento com seu cão pode melhorar ainda mais com um bom adestramento. Seu cão irá te respeitar não por medo, mas por afinidade.
Compartilhe este artigo com seus amigos e amigas que também gostariam de aprender como adestrar seu cão com facilidade.