Santos Dumont – o conquistador do espaço (vídeo)

Balões, dirigíveis, múltiplas foram as tentativas de Santos Dumont (1873-1932) até lograr, em 1906, realizar um voo a motor com um aparelho mais pesado que o ar – o avião 14-Bis.

Dotado de profundos conhecimentos científicos e tecnológicos, o inventor aperfeiçoou materiais e motores, realizando diversos testes, sempre acompanhados por grande público. Alguns imprevistos e pequenos acidentes, como quedas em telhados parisienses e nos jardins do castelo de Rothschild, não o impediram de insistir na busca por uma nova tecnologia que acabaria por revolucionar os meios de transporte.

O vídeo Santos Dumont, o conquistador do espaço, integrante da exposição França: uma festa brasileira, é uma edição especial do Cine jornal Informativo da Agência Nacional e apresenta suas experiências de voo realizadas na França, incluindo cenas com o 14-Bis.

Assista:

Veja a exposição virtual do Arquivo Nacional – França: uma festa brasileira em http://www.exposicoesvirtuais.arquivonacional.gov.br

Fonte: https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil/?hc_ref=ARTzBOcBgCaaoGTEVdOp6D6dNwXGMWKlVy1OvKh-Fwu059cuXXFJZNKRqIzCwhKYtug&fref=nf

 

Santos Dumont e o 14 Bis. (Arquivo)

Deixe uma resposta