Navio negreiro que naufragou em 1794 é encontrado na África do Sul

A embarcação transportava de 400 a 500 escravos da África para o Maranhão, em dezembro de 1794. Os escravos iriam trabalhar na cultura da cana-de-açúcar.

De acordo com o jornal “The New York Times”, pesquisadores do Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana (NMAAHC, na sigla em inglês) devem anunciar nesta terça-feira (2) uma descoberta sinistra e inédita. Em parceria com o museu sul-africano Iziko e com o projeto “Slave Wrecks” (Naufrágios Escravos, em tradução livre), os pesquisadores afirmam ter encontrado os destroços do navio negreiro português São José Paquete África, localizados próximos à costa da Cidade do Cabo, na África do Sul.

Segundo a equipe que conduziu as buscas, é a primeira vez que destroços de uma embarcação negreira que afundou com escravos dentro são encontrados.De acordo com o jornal americano, o navio português deixou Moçambique com destino ao Maranhão, onde venderia os escravos para trabalhar nas plantações de cana de açúcar.

Confira a reportagem completa da Folha de S. Paulo:

http://click.uol.com.br/?rf=homec-rotativo-topo-modulo1-item1&pos=mod-1;topo&u=http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2015/06/1636218-navio-negreiro-que-naufragou-com-escravos-e-encontrado-na-africa-do-sul.shtml

negreiro

 Pinos de cobre encontrados no naufrágio do navio negreiro encontrado na costa sul-africana.

 

 

 

One Response

  1. Sandive Santana

Deixe uma resposta