Testemunhas da História: novos documentos digitalizados sobre a Guerra do Paraguai

O projeto DAMI do Museu Imperial traz novos documentos digitalizados para quem quer conhecer melhor a História do Brasil. As coleções Aristides Armínio Guaraná e Dionísio Cerqueira trazem informações valiosas sobre a Guerra do Paraguai (1864-1870). Ambos os titulares atuaram na guerra e acumularam itens relacionados ao conflito e a suas trajetórias individuais.

É possível acessar digitalizações de documentos relacionados ao conflito e objetos pessoais, além de livros sobre temas variados, doados pela família de Dionísio Cerqueira.

Conheça um pouco da biografia dos titulares das coleções:

Aristides Armínio Guaraná perdeu o braço direito na batalha de Lomas Valentinas, ocorrida em 21 de dezembro de 1868. Por sua participação no conflito, recebeu inúmeras condecorações e, após a guerra foi promovido a general. Foi engenheiro da Estrada de Ferro D. Pedro II e encarregado dos trabalhos do túnel dos Marmelos, em Juiz de Fora. Esteve envolvido também na construção do quartel da Polícia de Sergipe e ocupou cargos políticos, sendo deputado provincial no Espírito Santo após sua carreira militar.

Confira a coleção no link: http://187.16.250.90:10358/handle/acervo/7213

Dionísio Evangelista de Castro Cerqueira foi um engenheiro militar brasileiro. Iniciou carreira no exército em 1865, quando estudava no Rio de Janeiro, devido à guerra do Paraguai. Atuou no conflito e retornou apenas em 1870, já como tenente. Foi ministro das Relações Exteriores entre 1896 e 1898, da Guerra de 1896 a 1897 e da Indústria, Viação e Obras Públicas no ano de 1897. Por conta de sua atuação nas negociações que resultaram no tratado que resolveu a chamadaQuestão de Palmas, um desentendimento diplomático entre os governos do Brasil e da Argentina, Dionísio Cerqueira foi o nome atribuído a uma cidade na fronteira entre os dois países em reconhecimento a sua importância nas discussões. Morreu em Paris, quando revisava as provas do livro “Reminiscências da Guerra do Paraguai”, editado na França na década de 1910.

Ver mais  Novo livro de Mary del Priore: leia em primeira mão

Link: http://187.16.250.90:10358/handle/acervo/7240

Fonte: Museu Imperial, Projeto DAMI.

pedroamericodami

 

Acima quadro de Pedro Américo sobre a Guerra do Paraguai.

One Response

  1. rogerio mota

Deixe uma resposta