Há 130 anos, D. Pedro II autorizava empresa alemã a atuar em águas brasileiras

      Há 130 anos, D. Pedro II assinava uma carta autorizando a empresa alemã Hamburg Süd  a atuar em águas brasileiras. Considerado um fato inédito para a época, a carta reafirmou a parceria da empresa para o desenvolvimento da economia do país.

      Fundada em 1871, a Hamburg Süd tinha como principal atividade o transporte de imigrantes da Europa para o Brasil. A empresa, que hoje faz parte da Maersk Line, uma das maiores companhias de transporte de contêineres do mundo, possui mais de 250 escritórios espalhados por mais de 100 países. Sua subsidiária, Aliança Navegação e Logística, líder no transporte de cabotagem, possui uma frota de 11 navios, conectando 15 portos de Buenos Aires a Manaus, realizando mais de 100 escalas mensais.

     Para Julian Thomas, diretor superintendente da Hamburg Süd no Brasil, este é um fato histórico de grande relevância para o grupo, por se tratar de um acordo do Estado com a iniciativa privada, com intuito de incentivar as relações comerciais entre os dois países. “Além, disso, houve sempre uma troca cultural intensa entre Alemanha e Brasil, que torcemos para que se mantenha sempre”, complementa.

Documento autorizava empresa alemã a atuar em águas brasileiras

Documento foi assinado em 28 de setembro de 1888

 

 

FONTE: DFreire Comunicação e Negócios.

Deixe uma resposta