Estudos de História e Historiografia

Na elaboração de uma coletânea sobre a historiografia, tivemos em vista possibilitar a uma equipe de especialistas produzir diferentes perspectivas sobre o estado atual da pesquisa de seus diferentes objetos de investigação, em variados países da América Latina e da Europa. Tentamos, também, apresentar, na medida do possível, um quadro informativo da história da historiografia desses mesmos objetos. A ideia de reunir pessoas de tão variadas formações intelectuais e origens geográficas foi a elaboração de uma obra que não tivesse apenas uma determinada concepção historiográfica como referência.

O nosso propósito aqui é o de reunir e entrecruzar lembranças e informações mais ou menos pontuais, associadas às nossas atividades docentes e aos trabalhos de pesquisa, especialmente os diversos textos que editamos. Pretendemos elaborar uma espécie de rápida panorâmica do desenvolvimento e de tendências da produção historiográfica, especialmente a brasileira, em conexão com os fatores históricos que constituíram o contexto respectivo.

É preciso levar em conta, como lembra Michel de Certeau, que a “operação historiográfica” compreende: um lugar social, uma prática, uma escrita. Razão pela qual não podemos deixar de lado os acontecimentos políticos e movimentos sociais que marcaram o período que enfocamos.

 

 

Deixe uma resposta