“Você Só Dá Aula?”

Publicado em 29 de agosto de 2016 por - dicas

             O cotidiano do professor no Brasil é muito sobrecarregado, o que gera diversos problemas de saúde aos mesmos. Frequentemente pesquisas são apresentadas com números alarmantes. Alto índice de profissionais sofrendo de depressão, 60% de professores apresentam algum problema na voz, 27% das licenças médicas em São Paulo são por problemas mentais, entre tantos outros, são alguns dos exemplos que ilustram essa situação. A infraestrutura das escolas também não ajuda. São diversas unidades com problemas básicos, como até mesmo falta de luz, além de salas de aula superlotadas, sem a mínima condição de se apresentar uma aula de qualidade. Somando-se a isso inúmeros casos de agressão sofridos pelos profissionais do ensino, que fazem o Brasil ser o líder mundial neste quesito, a situação dos professores hoje em dia está chegando ao seu limite.

          O documentário em curta metragem ‘Você Só Dá Aula?’ pretende mostrar um apanhado geral de algumas dessas questões, do ponto de vista de quem as vivencia diretamente, e como elas interferem diretamente na saúde dos professores, levando-os ao afastamento das escolas, por licença médica, ou mesmo a abandonar a carreira de educadores, por não conseguirem mais desempenhar suas funções satisfatoriamente. O documentário, em curta metragem, vai trazer depoimentos de professores da ativa, que vão discorrer sobre diversos problemas que já passaram ao longo de suas carreiras, ou que ainda enfrentam atualmente. Vai dar espaço e voz a que eles possam explicar, em suas visões, onde se encontra a raiz da questão, e como corrigi-la.

               Em contrapartida, também apresentará depoimentos de professores que desistiram da sala de aula, como lidam com o afastamento da área de educação, e o que poderia ser feito para que mais professores não acabem seguindo por este mesmo caminho. Costurando os depoimentos dos professores, uma psicóloga com experiência em atendimento a profissionais da educação vai dar sua explanação sobre como todas essas questões afetam, direta ou indiretamente, a saúde deles.

documentário

SAIBA MAIS: Você só dá aula?

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comentários

Deixe o seu comentário!