Você quer ganhar um exemplar de “O Castelo de Papel’?

Publicado em 7 de maio de 2015 por - História do Brasil

“O Castelo de Papel” (Editora Rocco, 2013), de Mary del Priore, nos conta a vida da princesa Isabel e de seu marido,o conde d’Eu. Tendo como fio condutor a intimidade do casal e sua relação com os outros membros da Família Imperial, a autora nos fornece um panorama desse período da história brasileira, marcado por uma série de acontecimentos importantes, como a Guerra do Paraguai, o movimento abolicionista, o fim da escravidão, o golpe republicano. A tensão e os laços de afeto entre o casal e o imperador D. Pedro II também fascinam o leitor. A obra ficou em terceiro lugar na categoria biografias do 56º Prêmio Jabuti.

No mês em que se comemora a assinatura da Lei Áurea, pela princesa Isabel, que ocorreu em 13 de maio de 1888, o blog História Hoje vai presentear seis de seus leitores com um exemplar autografado pela autora de “O Castelo de Papel”.

Para participar é muito simples. Basta responder a seguinte questão: “O que determinava a Lei Áurea?” 

Fácil, não é? A resposta deve ser encaminhada por email (historia.hoje@bol.com.br), juntamente com nome e endereço do leitor. Os seis primeiros que responderem corretamente receberão seu exemplar em casa, pelos Correios.

ATENÇÃO: serão válidas apenas as respostas enviadas por email e que contenham os dados necessários para que o livro seja encaminhado pelos Correios.

 

desafio

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Comentários

  1. Alex Guimarães disse:

    Trata-se de uma lei assinada em 13 de maio de 1888 pela princesa Isabel, cujo objetivo era extinguir a escravidão no Brasil. A assinatura desta lei foi em decorrência
    de pressões internas e externas.

  2. foi uma lei assinada em 13 de maio de 1888 pela princesa Isabel extinguindo a escravidão no Brasil. A assinatura desta lei foi decorrência
    de pressões internas e externas

  3. Priscila Guedes disse:

    A lei áurea foi a que “deu liberdade aos escravos ” , liberdade? Que liberdade é essa que não pensa onde este escravo vai morar, vai trabalhar,que não dá condições nenhuma para esse é cravo recém liberto, enfim não deixaram de serem escravos escravidão passaram a ser mão de obra barata …

  4. Nelson Brito Cardoso disse:

    Determinava o fim da opressão e exploração de vidas humanas em beneficio do poder econômico.
    Nelson Brito Cardoso

  5. Nelson Brito Cardoso disse:

    Determinava o fim da opressão e exploração de vidas humanas em beneficio do poder econômico.
    Nelson Brito Caroso

  6. Determinava a extinção da escravidão no Brasil

  7. cecilia disse:

    A abolição da escravatura

  8. Herminia disse:

    O fim da Escravidão no Brasil.

  9. Marcia Soares disse:

    A lei Áurea determina a extinção da escravidão no Brasil.O projeto da Lei Áurea foi apresentado pela primeira vez uma semana antes de ser aprovado pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva. Passou pela Câmara e foi rapidamente avançado pelo Senado, para sanção da princesa regente. Foi uma medida estratégica, porque os deputados e alguns senadores queriam que o projeto de lei fosse aprovado de qualquer maneira enquanto o rei D. Pedro II viajava para o exterior.

    Por mais que a libertação dos escravos representasse a vitória de uma árdua batalha contra as elites, os negros não foram absolvidos em sua totalidade. Primeiramente, não houve um projeto efetivo de integração que permitisse que os antigos escravos se sustentassem de forma independente. Assim, muitos continuaram prestando serviços aos seus senhores para garantir moradia e alimentação.

Deixe o seu comentário!