Você conhece o Museu de Memes?

Publicado em 17 de dezembro de 2016 por - dicas

    Os chamados “memes” da internet já entraram para o nosso cotidiano. Basta acontecer algo marcante na política, artes, entretenimento, esportes (ou qualquer assunto imaginável), e já começam a surgir os divertidos memes nas redes sociais. E esse fenômeno dos dias atuais já se tornou objeto de estudos acadêmicos e ganhou, em 2011, um webmuseu que disponibiliza acervos, fontes e referências de pesquisa e realiza eventos. O #MUSEUdeMEMES possui um catálogo de memes (memepédia), um blog com discussões sobre o tema e uma base de dados sobre pesquisas acadêmicas relacionadas ao assunto, que já conta com mais de 200 referências catalogadas, divididas em categorias.

    O #MUSEUdeMEMES é um projeto da Universidade Federal Fluminense que tem entre seus objetivos principais a constituição de um acervo de referência para pesquisadores interessados na investigação sobre o universo dos memes, do humor e das práticas de construção de identidades e representações em comunidades virtuais. O museu também realiza exposições virtuais, como “As Olimpíadas dos Memes” que integra o projeto Preservação da Memória das Olimpíadas: processos e ações, coordenado pela Fundação Casa de Rui Barbosa, em conjunto com a Fundação Getulio Vargas e outras instituições.

#MUSEUdeMEMES envolve pesquisa, ensino e extensão, e tem como escopo a implementação de um espaço para discussão sobre a cultura dos memes e o desenvolvimento da pesquisa acadêmica sobre o tema. O webmuseu é integrado por alunos, professores, pesquisadores e o público em geral.que envolvem alunos, professores, convidados externos, e o grande público, em geral. O#MUSEUdeMEMES é representado por um site que procura agregar conteúdo de pesquisa relacionado ao universo dos memes de internet. – texto de Márcia Pinna Raspanti.

Conheça o museu: Museu de Memes

Visite a exposição virtual: Olimpíadas de Memes

memememe2

Exposição Virtual: Olimpíadas de Memes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comentários

Deixe o seu comentário!