USP libera consulta a revistas sobre Arquitetura e Urbanismo

Publicado em 13 de julho de 2015 por - Educação

Boa dica para historiadores e interessados em arquitetura e urbanismo de São Paulo.

A USP está disponibilizando gratuitamente todo o acervo da revista Acrópole. Publicada de 1938 a 1971, a revista registrou parte importante da história e do crescimento urbano do estado de São Paulo, sobretudo da capital. Durante sua existência, publicou obras de alguns dos mais significativos arquitetos de São Paulo, como Siegbert Zanettini, Ruy Ohtake, Oswaldo Bratke e Rino Levi.

A revista foi fundada por Roberto Corrêa Brito, na época diretor do cadastro de imóveis de São Paulo, que desejava publicar a obra do arquiteto Eduardo Kneese de Mello. Os primeiros exemplares da revista estão repletos de projetos de Mello, que colaborou com a publicação, e também dos engenheiros Alfredo Ernesto Becker e Henrique Mindlin, também colaboradores.

Quando, em 1952, Max Grunwald se tornou editor, o perfil da revista mudou e passaram a ser escolhidos projetos de maior qualidade para a publicação. O que se registrou a partir daí foi principalmente o modernismo arquitetônico que tomava corpo na cidade de São Paulo.

Acesse o material pelo link abaixo:

http://www.acropole.fau.usp.br/

Fonte: Canal do Ensino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comentários

Deixe o seu comentário!