Um visitante do outro mundo

Publicado em 17 de outubro de 2014 por - História

Você conhece alguma história sobrenatural?

Aqui vai a minha:

O jesuíta português Antônio Vieira, famoso pelos seus belíssimos sermões no século XVII, protagonizou uma história bastante assustadora. Depois de morto, o Padre Vieira teria feito duas visitas sobrenaturais ao Padre José Soares, seu companheiro na Companhia de Jesus. A princípio, Soares se assustou bastante e a aparição lhe arrepiou os cabelos. Depois, aceitou o visitante e passou a desejar partir junto com Vieira para a Eternidade. Seria um fantasma, um espírito ou simples imaginação?

Vieira “tocando-lhe no ombro com a mão e tendo os olhos levantados para o céu, o convidara a partir e o deixara ao partir repleto de grande alegria.” Na segunda aparição, Vieira lhe enxugara as lágrimas como forma de consôlo, e “(…) desde então começou a esperar a morte e a desejá-la”.

Mors et elogium P. Joseph Soares. Publicada com o título: “Realçam de hum caso notável, que sucedeu antes da morte do P. J. Soares, companheiro do P. A. Vieira, authorizado c/ o testemunho do P. Reytor, que então era do Collegio”, Bahiae 17 de maio de 1699. Latim – trad. port. nos Anais da B. N.do R. J., 161-163.

Não se esqueça, o nosso desafio cultural deste mês é relativo a histórias que envolvam fenômenos sobrenaturais ou inexplicáveis. Podem ser relatos de experiências vividas ou mesmo casos que já se tornaram parte da tradição oral. O mais importante é usar a imaginação.

As duas melhores narrativas serão publicadas no blog na próxima semana e os autores receberão, pelos Correios, um exemplar autografado de “Do Outro Lado – A História do Sobrenatural e do Espiritismo”. Os textos devem ter, no máximo,15 linhas e devem ser enviados para o email do blog (historia.hoje@bol.com.br), até terça-feira, dia 21 de outubro. Participe!

Márcia Pinna Raspanti

vieira2

 

Vieira teria aparecido, depois de morto, para visitar outro padre. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário

  1. Iolanda Figueiredo disse:

    Pe. Antonio Vieira escreveu sobre a natureza humana: ” Ninguem nos engana, nos e que nos enganamos a respeito das pessoas”. Li isso aos 9 anos de idade.

Deixe o seu comentário!