Trilha da História revela rotina no Brasil Colônia

Publicado em 24 de janeiro de 2017 por - artigos

Nesta semana, o Na Trilha da História propõe uma viagem no tempo  até o Brasil Colônia, período que vai do início anos 1500 até o início dos anos 1800. A convidada é a historiadora Mary Del Priore, autora de “Histórias da Gente Brasileira – Volume I – Colônia“.

A pesquisadora detalha os costumes, as crenças e os hábitos de higiene dos brasileiros daquela época. “Nos limitávamos a lavar os pés para não ter bicho do pé, as mãos para comer – comia-se com as mãos -, e a nuca. O banho raramente era tomado”, conta a escritora, de forma bem-humorada.

Trilha Sonora

A trilha sonora é formada por músicas com temas que se relacionam aos tópicos abordados pela historiadora: “A formiga” (composição de Vinicius de Moraes e interpretação de Mariana de Moraes); “Para quem não conhece” (composição de Zeca Baleiro para a peça “Quem tem medo do Curupira?”); “Eclipse” (composição de Ernesto Lecuona e interpretação de João Gilberto); “Cafuné” (composição de Dominguinhos e interpretação de Mariana Aydar); e “Último Lance” (composição de Paulinho da Viola e Sérgio Natureza, interpretação de Paulinho da Viola).

Confira aqui os horários do programa completo
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz
Domingo, 23h: Rádio Nacional AM Brasília 980 KHz (em rede com a Rádio Nacional da Amazônia 11.780KHz e 6.180KHz)
Sábado, 7h e Domingo, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130KHz
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800KHZ

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Acesse: Na trilha da História

 

 gente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comentários

Deixe o seu comentário!