Semana Nacional de Arquivos: começa hoje!

Publicado em 5 de junho de 2017 por - eventos

O Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa promovem a 1ª Semana Nacional de Arquivos, de 5 a 10 de junho. O evento acontece na semana em que se celebra o Dia Internacional dos Arquivos, 9 de junho, e reúne mais de cem instituições culturais em todo o país, com programação diversa. Durante toda a semana, as instituições participantes abrirão suas portas com atividades gratuitas. No Arquivo Nacional (AN) acontecerão visitas guiadas, sessões de cinema, teatro e mesas-redondas que terão como temática a educação e os acervos arquivisticos, levantando o debate sobre memória e sociedade.

Todos os dias no AN serão promovidas visitas guiadas à fábrica de papel, o AN de Portas Abertas, onde o visitante poderá acompanhar a produção de papéis semi artesanais e marmorizados, feitos com massa de celulose de alta qualidade, e ver a importância de sua utilização na preservação do acervo, com a demonstração de conservação de documentos arquivísticos.
Na programação, está a exibição do filme “Cortes da Censura Federal” (Arquivo Nacional, 2003), que agrupa trechos de filmes censurados durante a ditadura e seus pareceres.
O destaque do teatro está na peça “Acabarão por nos esquecer”, baseada numa história verídica da
época da colonização, quando uma cidade inteira na costa africana, controlada por Portugal, foi
transferida ao Brasil. As mesas-redondas “Educação, Cultura e Arquivos”, “Brasiliana Fotográfica” e “Arquivos, Bibliotecas e Museus” vão reunir especialistas de diversas instituições em diálogos interdisciplinares, entre muitos outros debates que acontecem durante o evento. A agenda inclui ainda o lançamento da revista Acervo, do Arquivo Nacional, sobre o tema Família.

No último dia do evento (10), a programação levanta a discussão do resgate às memórias das minorias sociais, com a abertura da exposição “Itinerários Indígenas”, a apresentação da peça “Dandara através do espelho”, sobre memória LGBT e a exibição do filme “Ôrí” (1989, 131 min.), homenagem a Maria Beatriz do Nascimento, pesquisadora e ativista do movimento negro que foi assassinada ao defender uma amiga de seu companheiro violento. O filme, dirigido pela socióloga e cineasta Raquel Gerber, é narrado pela própria Beatriz e apresenta sua trajetória pessoal como forma de abordar a comunidade negra. Em seguida, terá uma mesa de debates.

Confira a programação completa do Arquivo Nacional durante a 1a. Semana Nacional de
Arquivos: http://semanadearquivos.arquivonacional.gov.br/pt-br/ultimas-noticias/95-rj/422-arquivonacional

FONTE: Assessoria de Comunicação AN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comentários

Deixe o seu comentário!