Qual seu período preferido na História do Brasil?

Publicado em 17 de dezembro de 2017 por - artigos

Para fins didáticos, a História do Brasil é dividida em períodos históricos. O blog HistóriaHoje.com quer saber quais as épocas e quais as figuras históricas mais despertam o interesse dos leitores. Conte-nos qual período (ou períodos) mais lhe interessam:

PERÍODO COLONIAL

CHEGADA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA em 1808

BRASIL IMPÉRIO – Primeiro Reinado ou Segundo Reinado

REPÚBLICA VELHA (1889-1930)

ERA VARGAS (1930-1945)

DITADURA MILITAR (1964-1985)

Abaixo alguns dos personagens que fazem parte da História do Brasil. Qual seu preferido (podem ser outros que não estão citados, obviamente)? Por quê?

 

 

Domingos Jorge Velho

Representação do bandeirante Domingos Jorge Velho

Padre Vieira

Padre António Vieira, de autor desconhecido

“Tiradentes esquartejado”, Pedro Américo

“Tiradentes esquartejado”, de Pedro Américo

D. João e Carlota

D. João e Carlota Joaquina chegam ao Brasil em 1808, (Manoel Dias de Oliveira)

 

D. Pedro I

D. Pedro I proclamou a independência em 1822

 

 

Leopoldina

D. Leopoldina, por Nicolas-Antoine Taunay

família imperial

D. Pedro II e a família

 

 

Getúlio Vargas – retrato oficial

 

 

 

Deodoro proclama a República

Marechal Deodoro da Fonseca, por Henrique Bernandelli.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 Comentários

  1. Osvaldo Guarilha disse:

    É difícil escolher, pois a História do Brasil é magnífica. Mas o Segundo Reinado é o que mais me interessa, o que mais mexe comigo, por conta do Imperador D. Pedro II

    Amante das ciências, incentivador da educação e promotor do desenvolvimento (fotografia, telefonia, telégrafo, ferrovias…), o velho monarca governou com seriedade e honestidade, sempre priorizando a Pátria. Embora não tivesse o poder de legislar, fez o que pode para convencer os legisladores a extinguir, ainda que gradualmente, a escravidão.

    Um homem que dedicou uma vida inteira à Nação e foi destronado e banido por um golpe militar liderado por um “amigo”.

  2. Sueli Zanini de Souza disse:

    Eu ADORO tudo que vocês escrevem, mas a chegada da família Real em 1808 me fascina.

  3. Mábio Dutra disse:

    Era Vargas, pois é o momento da consolidação do Estado nacional a partir dos ideais tenentistas inspirados na Modernidade. Seus reflexos se desenlaçam ao longo da História e desvelam os atuais conflitos torno desse “projeto” de Nação.

  4. Valterian Braga Mendonça disse:

    D. Pedro II é “o cara”. O maior estadista que o Brasil já teve. Por questões acadêmicas, mais estudo a República Velha, porém o Segundo Império, na minha opinião, foi nossa época mais promissora. Com o golpe da República o Brasil perdeu o rumo: de tempos em tempos enfrentamos uma grande convulsão político-econômico-social (como esta atual) na tentativa de encontrar um caminho para seguir adiante.

  5. Hércules Barbosa disse:

    Identifico-me com o período da primeira República. Não apenas por ser o período que abriga uma mudança no sistema de governo pelos então republicanos ( que muito se favoreceram no Império), mas pelas muitas mudanças e invenções que ocorriam no Brasil e no mundo. A industrialização e invenções criações como o Radio , o Cinema e medicamentos como a penicilina tornaram o periodo, curto em duração, efervescente em mudanças. A “Grande Guerra” veio para desmistificar o conceito de “Belle Époque” que ainda resistia à época.

  6. Ethel disse:

    Brasil Império, pois acredito que dá um bom panorama do que nos tornamos e abarca muitas histórias saborosas sobre a corte.

  7. Leandro Ranciaro disse:

    Brasil Colônia. Sobretudo os estudos envolvendo o mercado interno, a autonomia da economia colonial, aspectos que tem tido cada mais destaque nas pesquisas envolvendo o Brasil Colônia, e que se tornaram um contraponto aos clássicos de Celso Furtado, Caio Prado Jr., Fernando Novais.

  8. Carlos Francisco Almeida de Oliveira disse:

    O Período Colonial. Ainda existem muitas lacunas históricas sobretudo na atuação dos jesuítas no campo da Medicina, sendo muito difícil a compreensão de que a profusa atuação dos inacianos no Brasil na chamada medicina jesuítica não tenha sido absorvida ou sequer discutida pela medicina acadêmica ao longo do Século XIX.

  9. Luciano Andrade disse:

    Amo Brasil Colônia. Como tudo começou e o fato de sermos governados por outro país. Aproveito a deixa para solicitar matérias que abordassem as curiosidades desse período, de Dom João VI e de sua família em especial!

  10. Gilberto Felix de Amorim Filho disse:

    Bom dia! Sou professor de História da rede municipal do Rio de Janeiro da rede estadual. Como professor gosto de todos os períodos. Cada um deles é importante para percebermos os processos de descontinuidades e permanências na construção do Brasil. Um abraço e sua contribuição é maravilhosa.

  11. cimone disse:

    periodo colonial por ser lá que se podia começar melhor que o ocorrido maravilhoso seria se voltassemos no tempo

Deixe o seu comentário!