PUC Minas inaugura linha de publicações on-line

Publicado em 13 de março de 2016 por - Educação

 

image001 (5)

O Centro de Memória e de Pesquisa Histórica da Pontifícia Universidade  Católica de Minas Gerais – PUC Minas inaugura sua linha de publicações on-line, sob a forma de e-book.

A primeira obra intitula-se Minas Gerais no Arquivo Histórico do Tribunal de Contas de Portugal, de Caio C. Boschi e Régis C. Quintão.   O trabalho dá sequência a empreitada que se caracteriza por sistematizar e divulgar fontes textuais de inequívoca relevância, quais sejam conjuntos documentais depositados em arquivos de Portugal respeitantes ao período colonial da História do Brasil.

O acervo em pauta é o fundo documental do Erário Régio, organismo criado e presidido pelo marquês de Pombal em 1761, com vistas à centralização do sistema financeiro do Império Português. Trata-se de documentação relativa à administração dos contratos por meio dos quais a Coroa arrecadava os tributos e os impostos da Colônia. Além disso, ela abrange os registros da Demarcação Diamantina, sobretudo da Diretoria Geral da Real Extração dos Diamantes, tanto no respeitante às administrações instaladas no Arraial do Tijuco e no Rio de Janeiro, como dos órgãos de gestão superior sediados em Lisboa.

O propósito do livro é o de democratizar o acesso dos estudiosos da História do Brasil a um acervo pouco consultado. Assim, o que se busca é facultar o fácil contato não apenas com os originais, por meio de reprodução digitalizada do conjunto das fontes, mas também e principalmente permitir a imediata identificação de cada documento do valioso arquivo histórico.

Para contextualizar a realidade histórica a que se refere a documentação em causa, o trabalho dispõe de 3 textos introdutórios, redigidos por reconhecidos especialistas nas principais vertentes institucionais abrangidas pelos registros documentais.

 

         Clique o linkhttp://www.pucminas.br/centrodememoria/publicacoes.html

 

 

pombal

Marquês de Pombal: Erário Régio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comentários

Deixe o seu comentário!