Pesquisadora norte-americana participa de encontro internacional e de evento sobre mulheres nas HQs

Publicado em 14 de agosto de 2015 por - História

Por Natania Nogueira.

Na próxima semana, acontece na Escola de Comunicações e Artes da USP, entre os dias 18 de 21, as 3ª Jornadas Internacionais de Quadrinhos, reunindo pesquisadores brasileiros e de vários países. Trata-se de um dos maiores eventos acadêmicos sobre quadrinhos do Brasil. Este ano um dos convidados internacionais é Trina Robbins.

Trina Robbins é uma das mais renomadas artistas gráficas dos Estados Unidos. Dentre um dos seus trabalhos mais conhecidos está a minissérie The Legend of Wonder Woman. Ela foi uma das primeiras mulheres a participar e influenciar o movimento dos quadrinhos underground e a militar pelos diretos das mulheres quadrinistas. Ela é, também, uma pioneira no estudo da História das Mulheres nos Quadrinhos, nos Estados Unidos, com vários livros lançados sobre o tema.

Como cartunista e feminista ajudou a promover a venda de quadrinhos feitos por mulheres. Robbins foi co-fundadora da “Friends of Lulu”, uma organização sem fins lucrativos formada em 1994 para promover a leitura de histórias em quadrinhos de mulheres e da participação das mulheres na indústria dos quadrinhos.

trina

Graças ao convite feito pelos organizadores das 3ª Jornadas Internacionais de Quadrinhos, que trouxeram a cartunista/historiadora ao Brasil, foi possível organizar um evento paralelo. Trata-se de um encontro entre a cartunista veterana com jovens quadrinistas brasileiras.  Entre as convidadas estão Camila Torrano, Cris Peter, Ana Koehler, Sirlanney Nogueira, Chantal Herskovic, Germana Viana, Carolina Ito, Beatriz Lopes e Gabi Masson. No encontro, a Trina Robbins deseja conhecer os trabalhos produzidos no Brasil e as dificuldades encontradas pelas mulheres no mercado de trabalho nacional.

O encontro é resultado de uma parceria entre a ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial), da qual Trina Robbins faz parte, e o CCSP (Centro Cultural São Paulo, órgão da Prefeitura de São Paulo).

O evento acontecerá no dia 19 de agosto, das 10:30 às 12:30. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas entre dos dias 3 a 14 de agosto, enviar e-mail para gibiteca@prefeitura.sp.gov.br com nome, endereço e telefone. A seleção será por ordem de recebimento de e-mail.

A lista dos selecionados será divulgada no site do CCSP (http://www.centrocultural.sp.gov.br/programacao_debates_e_palestras_2.html) no dia 17 de agosto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comentários

Deixe o seu comentário!