Os judeus que construíram o Brasil

Publicado em 11 de fevereiro de 2016 por - História do Brasil

Um capítulo escondido do Brasil. Uma passagem mantida em sigilo. Um passado que envergonha a todos: a fatídica história da Inquisição portuguesa que transferiu para a colônia a perseguição aos judeus. Discriminação, racismo, mortes. Esta é a grande revelação que traz o livro Os judeus que construíram o Brasil – fontes inéditas para uma nova visão da história (Editora Planeta, 2015). Resultado de pesquisas realizadas em todo o mundo e, em especial, no até então secreto arquivo do Santo Ofício da Inquisição, esta obra mostra como os judeus e os cristãos novos foram perseguidos nos séculos XVI, XVII e XVIII.

A Inquisição contra os judeus foi autorizada pelo Papa e começou em 1478 na Espanha e em 1536 em Portugal. Mas só no final do século XVI, em 1591, os portugueses mandaram quadros para o Brasil a fim de vigiar e perseguir os judeus. Distante da Europa, o país foi o destino de muitos convertidos, os cristãos-novos. Neste livro, as historiadoras Anita Novinsky, Daniela Levy, Eneide Ribeiro e Lina Gorenstein contam como a Inquisição prendeu mais de mil pessoas, sendo que 29 morreram, além de provocar o desaparecimento de outras mil e de arruinar com famílias em todo o país.

FONTE: Editora Planeta.

anita

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário

  1. Geziniel Teixeira da Silva disse:

    Conta-se a história de um judeu, Benjamim Benatar, ocorrida em na cidade de Vassouras. Este senhor não era bem quisto na cidade mas tinha uma fortuna. Por não ter se convertido ao catolicismo as pessoas da cidade , olhavam com desconfiança pra ele.
    Esse senhor de tudo fazia pra agradar aos demais municípes e autoridades, dando seus filhos para serem batizados e outras coisas mais.
    O detalhe é que quando esse senhor faleceu o padre não quis fazer seu sepultamento e ele ficou nove dias sendo velado em sua casa , até que resolveram enterra-lo no proprio sua casa

Deixe o seu comentário!