O Mal sobre a Terra – Uma história do terremoto de Lisboa

Publicado em 18 de dezembro de 2015 por - História

De Mary del Priore.

          Primeira leitura brasileira sobre o grande terremoto que destruiu a capital portuguesa, este livro é fruto de quatro anos de pesquisas de sua autora, Mary del Priore. Num texto ágil, com sabor de romance policial, a historiadora nos revela a tragédia que se abateu sobre a capital portuguesa na manhã de 1º de novembro de 1755, quando o povo, maciçamente católico, comemorava o dia de Todos os Santos. Por conta das muitas velas acesas nas igrejas e nas casas, ao terremoto seguiu-se um incêndio de enormes proporções. E muitos países vizinhos foram afetados também, seja por abalos sísmicos de menor intensidade, seja por consequências do maremoto que o tremor de terra provocou.

         Todos os detalhes dessa fascinante e triste história são contados através dos depoimentos de sobreviventes, como é o caso do luso-francês Jacome Ratton, que veio a se tornar uma das mais importantes e reveladoras testemunhas do fato. No lançamento da primeira edição, em 2003, esta obra ganhou duas páginas elogiosas (além de chamada de primeira página) no caderno Prosa & Verso do jornal O Globo. Em conversa com a jornalista Rachel Bertol, Mary del Priore explicou que, “através do relato de Ratton, o leitor vai entrar na cidade, assistir ao terremoto e saber o que aconteceu depois. Jovem filho de ricos comerciantes, no momento do terremoto ele aguardava, em casa, um cliente que jamais chegou. Nós o reencontramos ao fim do livro, quando conta seu infortúnio: entusiasta do marquês de Pombal, Ratton tentou, em vários momentos, fazer negócios com esta importante figura do reino de Portugal à época de Dom José I. Mais tarde, identificado com o grupo pombalino quando o primeiro-ministro caiu em desgraça, foi expulso do país e morreu em Londres”.

     Para o historiador Ronaldo Vainfas, “este não é mais um livro de Mary, historiadora já consagrada pela originalidade de suas obras, pela perícia de sua investigação documental e pela plasticidade de seu texto. O Mal sobre a Terra é, talvez, o principal livro dentre tantos escritos por ela, um presente para a historiografia. Antes de tudo porque reconstitui, sob todos os ângulos, a tessitura de um fato histórico geral sem recuar diante dos detalhes mais ínfimos que o impacto do célebre terremoto ensejou no meado do século 18”. 

Lançamento da segunda edição revista, com caderno de ilustrações (16 páginas).

SINOPSE

 O Mal sobre a Terra – Uma história do terremoto de Lisboa                              

        Sucesso de público e crítica quando de seu lançamento, em 2003, ganha agora segunda edição revista este que é a primeira leitura brasileira sobre o terremoto que destruiu Lisboa em 1755. Num texto que se aproxima do romance policial, a autora, doutora em História, analisa os múltiplos significados da catástrofe a partir dos depoimentos dos sobreviventes, e tenta colher o que Foucault chamou de “o grão dos dias”, aquele que se espalha pelos documentos como farinha opaca. No texto que preparou para a primeira edição do livro, a também historiadora Maria Yedda Linhares (1921-2011) destacou em Mary del Priore a “sensibilidade, estilo, bom gosto e domínio seguro da historiografia pertinente, bem como da documentação arquivística arrolada na Europa”, ressaltando que ela “tem o dom da narrativa histórica, o domínio das fontes e da erudição do tema ao qual se dedica”. Com caderno de ilustrações de época (16 páginas).

terremoto

 SERVIÇO

 

O Mal sobre a Terra – Uma história do terremoto de Lisboa

Autora: Mary del Priore

Formato: 15,5cm x 23,0cm

324 páginas / R$53,90

ISBN: 978-85-7475-255-6

Capa: Adriana Moreno

 

Topbooks Editora e Distribuidora de Livros Ltda.

Rua Visconde de Inhaúma, 58 / sala 203

Centro – RJ / CEP: 20091-007

Telefax: (21) 2233.8718 / 2283.1039

topbooks@topbooks.com.br

www.topbooks.com.br

Estamos também no FACEBOOK.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários

  1. Aqui, em SP, não encontro esse livro ( O mal …) em nenhuma livraria.
    Não entendi.
    Como faço para comprá-lo?
    Aguardo resposta, obrigada
    Maria Antonia

    • marcia disse:

      Oi, Maria Antônia. O livro acaba de ser relançado em nova edição. Caso você não encontre nas principais livrarias (lembre-se que você pode adquirir livros pelo nosso blog, por meio dos links do lado direito da página), entre em contato com a editora Topbooks – todos os contatos estão no post. Obrigada!
      Topbooks Editora e Distribuidora de Livros Ltda.

      Rua Visconde de Inhaúma, 58 / sala 203

      Centro – RJ / CEP: 20091-007

      Telefax: (21) 2233.8718 / 2283.1039

      topbooks@topbooks.com.br

      http://www.topbooks.com.br

      Estamos também no FACEBOOK.

  2. Olá, gostei do artigo, aguardo mais dicas como esta. Para mim que estou iniciando são muito importantes.

Deixe o seu comentário!