“O Cozinheiro Imperial”- o primeiro livro de culinária brasileira, em versão digitalizada

Publicado em 11 de março de 2015 por - História do Brasil

“O Cozinheiro Imperial” foi uma importante publicação brasileira do século XIX, que alcançou um sucesso notório pelas sucessivas edições. O Museu Imperial torna acessíveis dois exemplares dessa publicação, registrando a primeira edição, no exemplar reimpresso em 1840 e a terceira edição, de 1852.

Considerado o primeiro livro de culinária brasileiro, teve sua primeira edição em 1840, sendo reeditado por várias vezes ao longo da segunda metade do século XIX. A publicação, na verdade, constitui uma compilação de dois livros de receitas portugueses, editados nos séculos XVII e XVIII. A apresentação das receitas buscou seguir a ordem de serviço dos pratos à mesa. Dessa maneira, aparecem primeiro as sopas, depois as carnes, aves, peixes e doces. Há, nessas publicações uma grande variedade de receitas que podiam ser servidas em diversas ocasiões.

Seu título original registra a variedade de receitas encontradas na publicação:Cozinheiro Imperial ou Nova Arte do cozinheiro e do copeiro em todos os seus ramos contendo as mais modernas e exquisitas receitas para com perfeição e delicadeza se prepararem differentes sopas e variadíssimos manjares de carne de vacca, vitella, carneiro, porco e veado; de caris, vatapás, carurus, angus, moquecas, e diversos quitutes de gosto exquisito; de aves, peixes, marisco, legumes, ovos, leite; o modo de fazer massas e doces.

Confira no link abaixo:

http://zip.net/bsqVjK

Fonte: Projeto DAMI – Museu Imperial

banquettdami

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 Comentários

  1. Ézio Carlos Costa disse:

    Boa noite Rachel.
    Meu nome é Ézio. Eu comprei o livro “Cozinheiro Imperial” da Lilian. Como tenho vários exemplares desta obra, inclusive a 4ª ed. em duplicata. Tenho também vários livros antigos de culinária brasileira repetidos, do século XIX. Estou vendendo. Se você tiver interesse entre em contato eziocarloscosta@yahoo.com.br. Muito obrigado. Ézio

  2. Gabriela disse:

    cada vez que vejo esse site vejo uma postagem melhor que a outra , parabens …

  3. gustavo disse:

    muito bom seu conteudo parabens recomendo a todos e aguardo mais

  4. yuri ferreira disse:

    Realmente muito bom esse site uma amiga me endico e e muito bom parabens aguardo mais artigos.

  5. Lilian Carla disse:

    Tenho o livro Cozinheiro Imperial de 1859, alguém interessado em comprar?

  6. juliana melo disse:

    A magia da culinaria….Atrelada a um boa historia… Encantador!!!

  7. Maravilhoso!!! Culinaria… Historia… Arte! Fabuloso!!!

Deixe o seu comentário!