‘Não se democratiza o conhecimento falando empolado e discutindo teorias herméticas’

Publicado em 13 de janeiro de 2017 por - artigos

      Aproximar-se do passado, descrever seus aspectos acanhados, vislumbrar traços contínuos da cultura brasileira. Esse é o objetivo da historiadora Mary Del Priore, que busca no livro Império, lançado nesta semana, levar o leitor a desvelar diversos aspectos delicados do período imperial brasileiro. A arquitetura da época, as modalidades de lazer, hábitos alimentares, de fala e vestimentas, mudanças no casamento, nos costumes privados e o surgimento das cidades são alguns dos aspectos esquadrinhados pela professora.

      Segundo Del Priore, seu objetivo é “convidar o leitor a um passeio no tempo. A conhecer como os nosso antepassados lutaram, sobreviveram e sobretudo criaram modos de vida”. Império é o segundo volume da coleção Histórias da gente brasileira. A autora de Histórias íntimas (2011) acredita que por meio do estudo das coisas miúdas, dos gestos, das crenças, dos objetos, é possível resgatar imagens que ajudam a compreender de onde veio o povo brasileiro.

       Pós-doutorada pela École dês hautes études en sciences sociales de Paris, na França, Mary Del Priore diz não ter pretensão de interpretar a história, mas sim oferecer descrições para “mostrar para o grande público, com uma linguagem fácil e sem nenhuma preocupação teórica, como éramos”. Autora de outros 45 livros, muitos sobre a mulher na história brasileira, Del Priore encontra seus assuntos no contato direto com arquivos e documentos, “a cozinha ou oficina onde se aprende a fazer história”, como os denomina.

“Eles podem ser de múltiplas origens: palavras, paisagens, imagens, manuscritos e impressos, enfim, um mundo onde lemos e ouvimos conflitos, paixões, confissões, o relato das vidas humanas com sua grandeza ou miséria.” Leia no link abaixo trechos da entrevista concedida à CULT:

Mary del Priore para a revista Cult

 

maryA

Os leitores do blog HistóriaHoje.com podem comprar um exemplar autografado por Mary del Priore do segundo volume da coleção “Histórias da Gente Brasileira” . Para mais informações, escreva para historia.hoje@bol.com.br 

gente2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Luciana disse:

    Adoro os livros da Mary Del Priore e adoro teus artigos Marcia. Doses diárias de conhecimento. Parabéns!!!

Deixe o seu comentário!