Museu Nacional fecha as portas por tempo indeterminado

Publicado em 13 de janeiro de 2015 por - História do Brasil

Uma notícia triste para todos que se interessam pela História: o Museu Nacional, mantido pela UFRJ, foi fechado ontem e não há data prevista para sua reabertura. Com quase 200 anos e um acervo importante, com destaque para as áreas de História Natural e Antropologia, o espaço é referência no Brasil e na América Latina. O motivo alegado para o fechamento é a falta de recursos para pagamento dos funcionários da segurança e da limpeza.

O descaso com os museus brasileiros, e consequentemente com a História do Brasil, é uma realidade que precisa ser mudada. Quantos acervos já se perderam por falta de investimentos? Quantos documentos e objetos importantes estão fora do alcance da população? Não temos como medir o prejuízo que essa postura displicente causa à memória e à cultura do país.

Outro exemplo é o Museu Paulista da USP, mais conhecido como Museu do Ipiranga, que também fechado às pressas em agosto de 2013 para a realização de reformas estruturais e só deve ser reaberto para visitação em 2022. Não há previsão de quando as obras de restauro irão começar. O espaço sofre com a falta de manutenção e apresentava infiltrações.

O Museu do Ipiranga, com um movimento diário de 3 mil pessoas, possui um acervo de 150 mil peças, entre mobiliário, roupas e lembranças da família imperial, quadros, itens de iconografia em geral, fotos e documentos. Uma de suas obras mais conhecidas é o quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo.

– Márcia Pinna Raspanti.

Confira as informações sobre o fechamento do Museu Nacional na reportagem do Estadão:

http://brasil.estadao.com.br/noticias/rio-de-janeiro,museu-nacional-o-mais-antigo-do-brasil-fecha-por-falta-de-dinheiro,1618890

museunac

 

Museu Nacional: fechado por falta de recursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comentários

Deixe o seu comentário!