Museu do Ipiranga: o descaso com o patrimônio histórico

Publicado em 27 de janeiro de 2016 por - História do Brasil

O Museu do Ipiranga ou Museu Paulista é uma referência em São Paulo. Seu acervo reúne mais de 125 mil itens, entre objetos de arte e de decoração, mobiliário, iconografia e documentos diversos. Sem falar do edifício que abriga o museu, um projeto de 1884 do arquiteto italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi.

museuipirangamuseuipiranga2

 

Há quase três anos, o espaço foi fechado às pressas para reformas. Havia risco, inclusive, desabamento do teto, de acordo com informações divulgadas na época pela diretoria do museu. Hoje, o jornal A Folha de S. Paulo, traz uma reportagem (o link está abaixo) informando que quase nada foi feito para recuperar esse importante patrimônio histórico. Não existe sequer orçamento do que precisa ser feito – a reforma que inicialmente foi orçada R$ 21 milhões, teria um custo de R$ 100 milhões, de acordo com o jornal. A previsão, também inicial, era de que o museu fosse reaberto em 2022 – nas comemorações do bicentenário da Independência. Só nos resta esperar…

Infelizmente, essa é mais uma demonstração do descaso do Estado de São Paulo com o patrimônio histórico.

Texto de Márcia Pinna Raspanti.

Confira a reportagem completa da Folha de S. Paulo no link abaixo:

reforma museu do Ipiranga

independenciaPA

“Independência ou Morte”, de Pedro Américo, uma das obras mais conhecidas do museu. Acima, imagens do edifício. FONTE: Museu Paulista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  1. jacqueline franco disse:

    Só falta agora vender o patrimônio e estrangeiros fazerem a reforma e virarem donos.

  2. Décio disse:

    Um povo que desconheçe seu passado, estará sempre perdido na busca por um futuro. Me lembro como me encantei com esse lugar quando era criança e o visitei em uma escurssão escolar, hoje infelizmente outras crianças não tem essa oportunidade. A importância histórica do musel é imensurável, toda uma época importantíssima da história do nosso país está registrada, uma pena, infelizmente ficou a mercê da corja de ratos que nos governa e suas mesquinhas maquinações em busca de mais e mais dinheiro,

  3. ernani disse:

    Lamentavelmente o Museu do Ipiranga se encontra fechado para reforma há muito tempo!
    Os jardins franceses e as fontes luminosas como eram chamadas antigamente sofreram grandes mudanças.
    A alameda defronte a Casa do Grito que era de paralelepípedos, jogaram asfalto e transformou-se em pista de skate. (Um absurdo! Essa pista deveria ser em outro lugar), menos próximos ao Monumento do Ipiranga e Casa do Grito.

  4. Isabella Oliveira Madeira disse:

    Eu chorei de tristeza…. há um ano e meio atrás eu tinha decidido ir pra São Paulo só para visitar esse museu, foi quando descobri que estava fechado e que só abriria em 2022. É muito triste isso, ainda mais depois que peguei um “amor” por essa época histórica do país e tenho colecionado livros e itens. E como sabemos que nada aqui funciona, não dá pra se esperar que em 2022 seja reaberto. Estou de luto. Esperar 8 anos para poder visitar um museu é muita coisa, foi o que pensei na época… arranha-céus são erguidos em 1-2 anos. Enquanto isso, deveriam remanejar as peças para um outro ambiente para que possamos visitar, acho uma injustiça enorme.

Deixe o seu comentário!